Física, perguntado por yasmimnunes050624, 7 meses atrás

a razão pela qual a terra não se dirige para fora do nosso sistema solar

Soluções para a tarefa

Respondido por t4asabrinaoliverasil
0

Resposta:

Explicação:

Exoplanetas são planetas que se encontram fora do Sistema Solar, em órbita de outras estrelas, ou seja, fazem parte de outros sistemas planetários. Até 2019, a Agência Espacial Norte Americana (Nasa) já havia confirmado a existência de mais de 4000 exoplanetas e de pouco mais de 3000 sistemas planetários.

Veja também: 8 planetas, 181 luas e 552.894 asteróides, conheça alguns números do Sistema Solar

Como os exoplanetas são detectados?

Desde 2014, a Nasa vem executando um plano de exploração de exoplanetas, no entanto, observá-los não é uma tarefa fácil, uma vez que os planetas não emitem luz própria e são muito menores que estrelas.

Cerca de 76,5% dos exoplanetas são observados quando “passam na frente” de uma estrela. Quando isso acontece, registra-se uma minúscula redução no brilho da estrela. Medidas do tempo de trânsito dos exoplanetas permitem estimar a sua distância da estrela.

Cerca de 19% dos exoplanetas são descobertos porque as estrelas que os mantêm em órbita vacilam em razão da gravidade deles. Esse movimento oscilatório faz com que o brilho delas sofra pequenos desvios de frequência, para o vermelho e para o azul, chamados de red-shift e blue-shift, assim como acontece com as ondas sonoras, em decorrência do efeito Doppler.

Por volta de 2% dos exoplanetas descobertos foram detectados graças a um efeito relativístico chamado de lente gravitacional. Quando a luz produzida por uma estrela passa perto de algum astro de grande massa, como um planeta não muito distante, ela sofre pequenos desvios angulares em sua trajetória, como quando a luz atravessa uma lente.

Perguntas interessantes