A razão entre o comprimento da sombra e da altura de um edifício é de Se o edifício tem 12 m de altura, qual o comprimento da sombra?
Soluções para a tarefa
Resposta: Vamos lá
Explicação passo a passo:
Veja, que a resolução é simples. Vamos tentar fazer tudo passo a passo para um melhor entendimento.
i) Tem-se que a razão (r) entre o comprimento da sombra e da altura de um edifício é de "2/3". Se o edifício tem 12 metros de altura, qual será o comprimento da sua sombra?
ii) Veja como vai ser bem simples. Vamos chamar o comprimento da sombra de "s" e vamos chamar a altura de "h". Assim, como a razão (r) entre o comprimento da sombra e da altura de um edifício é de "2/3", então teremos a seguinte lei de formação:
r = s/h ----- ora, mas como já vimos que "r" é igual a "2/3" e que a altura (h) é igual a 12 metros, então basta que façamos as devidas substituições. Assim:
2/3 = s/12 ----- multiplicando-se em cruz, teremos:
12*2 = 3*s ---- efetuando-se os produtos indicados nos 2 membros, temos:
24 = 3s ------ vamos apenas inverter, o que dá no mesmo. Logo:
3s = 24 ----- isolando "s", teremos:
s = 24/3 ------ como "24/3 = 8", teremos:
s = 8 metros <--- Esta é a resposta. Ou seja, este é o comprimento pedido da sombra do edifício.
Bem, a resposta já está dada. Mas apenas por mera curiosidade, vamos ver se isso é verdade mesmo. Vamos dividir o comprimento da sombra (8 metros) pela altura do edifício (12 metros) e vamos ver se a razão "r" é realmente igual a "2/3". Veja que temos que:
8/12 = 2/3 ---- note que na fração "8/12" poderemos simplificar numerador e denominador por "4", com o que ficaremos assim:
2/3 = 2/3 <--- Olha aí como é verdade.
É isso aí.
Deu pra entender bem?
Ok?