A razão é inata ou adquirida? Sobre essa problemática epistemológica, é possível afirmar: I – O inatismo sustenta que as ideias e outros atributos humanos antecedem a experiência, isto é, já nascem com o sujeito. Essa é a razão pela qual pouca ou nenhuma influência é exercida pelo meio sobre os indivíduos. II – Para os empiristas, a mente humana, ao nascer, assemelha-se a uma folha de papel em branco. Todo conhecimento começa com uma experiência sensível, e as nossas ideias e pensamentos (razão) resultam do hábito de associarmos as sensações e percepções produzidas pela experiência. III – De acordo com o filósofo alemão, Immanuel Kant, o engano dos inatistas foi supor que os conteúdos do pensamento são inatos; e o engano dos empiristas foi supor que a estrutura da razão é adquirida pela experiência. O conhecimento seria, então, a síntese que a razão realiza entre uma forma universal inata e um conteúdo particular oferecido pela experiência. IV – Pode-se afirmar que a teoria empirista (ou ambientalista) representou um avanço da ciência moderna sobre o desenvolvimento humano, na medida em que os conhecimentos da Biologia, aliados aos conhecimentos da História e da Antropologia, abriram caminho para uma perspectiva dialética de entendimento do comportamento humano. Considerando as afirmações I, II, III e IV como verdadeiras (V) ou falsas (F), assinale a alternativa correta: F, V, F, V. F, V, V, F. F, F, V, V. V, V, V, F. V, F, F, V.
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A questão deveria ter sido melhor formatada, vamos organizá-la para esclarecer para o leitor.
As alternativas são:
A - F, V, F, V
B - F, V, V, F
C - F, F, V, V
D - V, V, V, F
E - V, F, F, V.
A primeira afirmativa é verdadeira e esta é a definição mais simples e clara possível do inatismo, um pressuposto teórico adotado por muitos racionalistas.
A segunda afirmativa também é verdadeira, e é assim que o empirismo se posiciona: não existem ideias inatas e a razão é adquirida através da experiência.
Com isto já podemos responder a questão, pois há apenas uma alternativa que afirma que I e II são verdadeiras. Contudo, prossigamos.
A afirmativa III também é verdadeira, pois o projeto Kantiano era, entre outras coisas, associar o método empirista com a ideia de uma estrutura inata da razão, de modo que a afirmação é correta.
A afirmativa IV é falsa pois o empirismo fundamenta, e não é fundamentado, pelas ciências modernas, como a biologia, de modo que ele veio antes destas e fundamentou o modo como elas foram desenvolvidas.
É correta, assim, alternativa D.
As alternativas são:
A - F, V, F, V
B - F, V, V, F
C - F, F, V, V
D - V, V, V, F
E - V, F, F, V.
A primeira afirmativa é verdadeira e esta é a definição mais simples e clara possível do inatismo, um pressuposto teórico adotado por muitos racionalistas.
A segunda afirmativa também é verdadeira, e é assim que o empirismo se posiciona: não existem ideias inatas e a razão é adquirida através da experiência.
Com isto já podemos responder a questão, pois há apenas uma alternativa que afirma que I e II são verdadeiras. Contudo, prossigamos.
A afirmativa III também é verdadeira, pois o projeto Kantiano era, entre outras coisas, associar o método empirista com a ideia de uma estrutura inata da razão, de modo que a afirmação é correta.
A afirmativa IV é falsa pois o empirismo fundamenta, e não é fundamentado, pelas ciências modernas, como a biologia, de modo que ele veio antes destas e fundamentou o modo como elas foram desenvolvidas.
É correta, assim, alternativa D.
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