A razão é inata ou adquirida?
Considerando o que defendem as diferentes teorias do conhecimento sobre essa problemática, analise as afirmativas abaixo
Soluções para a tarefa
Olá!
Você esqueceu as alternativas.
A corrente inatista admite que todo conhecimento começa com uma experiência sensível, mas as ideias são formadas por meio de associações e abstrações sucessivas que conduzem ao conhecimento verdadeiro. Para as teorias inatistas, as ideias e as faculdades de pensamento estão presentes no espírito humano antes de qualquer experiência.
O processo de conhecimento resultaria, então, do exercício metódico da razão que não afeta e nem é afetada pelos objetos do mundo material. Em reação ao inatismo, John Locke, principal representante do empirismo moderno, comparou a mente humana, ao nascer, com uma folha de papel em branco sobre a qual os objetos deixam sua impressão sensível que, por meio de elaborações mentais, produzem ideias particulares até chegar às ideias gerais.
Para Immanuel Kant, o engano dos inatistas foi supor que os conteúdos do pensamento são inatos; e o engano dos empiristas foi supor que a estrutura da razão é adquirida pela experiência.
O conhecimento seria, então, a síntese realizada pela razão entre ideias universais inatas e os conteúdos particulares oferecidos pela experiência sensível.
O empirismo (ou ambientalismo) representou um avanço da ciência moderna que, aliando os conhecimentos da Biologia, da História e da Antropologia, deu origem à perspectiva dialética de entendimento do comportamento humano.
Assinale a alternativa correta:
São verdadeiras as assertivas I, IV e V.
São verdadeiras as assertivas II, IV e V.
São verdadeiras as assertivas II, III e IV.
Somente a assertiva IV é verdadeira.
São verdadeiras as assertivas I, III e IV.
Agora podemos responder corretamente.
As alternativas 1,3 e 4 de fato estão corretas.
Partindo deste ponto, notamos que a partir da observação dos fatos, assim como da construção do conhecimento no campo de pesquisa que deve ser colocado em prática com foco no embasamento teórico e prático.
Por isso, o empirismo lida com a experiência, já a fenomenologia observa o desenvolvimento dessas ações e busca dar caráter cientificista para o trabalho, devendo ser uma união de dois fatos em prol de soluções úteis para o exposto.
Valeu!