A razão de existir da relação ensino-aprendizagem é mais profunda do que a simples transmissão de conteúdo (informações). Essa relação pressupõe a consciência do papel que ela desempenha na vida do educando e da sociedade. Partindo da premissa do texto, conclui-se que: a. Há a necessidade de consciência por parte do professor de que ele está construindo formas distintas de pensar em seus alunos, dependendo de como ele conduzirá o processo na relação ensino-aprendizagem. b. Se a preocupação primordial for com os conteúdos e somente com eles, ficaremos perseguindo a lógica dialética da memorização de nomes e dados. c. O professor deve perseguir dar uma aula com o raciocínio da lógica formal e contribuir para manter a ordem das coisas na sociedade. d. É importante produzir cidadãos que aceitem as imposições e regras estabelecidas, por meio de conteúdos. e. Deve haver a preocupação primordial com os conteúdos e com o domínio de nomes e localização.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Há a necessidade de consciência por parte do professor de que ele está construindo formas distintas de pensar em seus
alunos, dependendo de como ele conduzirá o processo na relação ensino-aprendizagem.
Explicação:
A alternativa adequada é a letra A, pois cabe ao professor analisar os alunos em seus diferentes contextos e construir o conhecimento a partir do processo de ensino-aprendizagem e da relação professor- aluno.
Segundo Paulo Freire, a relação entre professor e aluno deve ocorrer de forma democrática e afetiva. O caráter desta relação é reforçado pela famosa frase de Freire: "os homens educam-se entre si, mediados pelo mundo". Nesse sentido, professor ensinará e construirá o conhecimento em sala de aula, mas também será ensinado pelo processo do aluno.
Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/20545889