A raposa e a cegonha
Um dia a raposa convidou a cegonha para jantar. Querendo pregar uma peça na outra, serviu sopa num prato raso. Claro que a raposa tomou toda a sua sopa sem o menor problema, mas a pobre cegonha com seu bico comprido mal pôde tomar uma gota. O resultado foi que a cegonha voltou para casa morrendo de fome. A raposa fingiu que estava preocupada e perguntou se a sopa não estava do gosto da cegonha, mas a cegonha não disse nada. Quando foi embora, agradeceu
muito a gentileza da raposa e disse que fazia questão de retribuir o jantar no dia seguinte.
Assim que chegou a raposa se sentou lambendo os beiços de fome, curiosa para ver as delicias que a outra la servir. O jantar veio para a mesa numa jarra alta, de gargalo estreito, onde a cegonha podia beber sem o menor problema. A raposa, amoladíssima, só teve uma saída: lamber as gotinhas de sopa que escorriam pelo lado de fora da jarra. Ela aprendeu muito bem a lição. Enquanto ia andando para casa, faminta, pensava: "Não posso reclamar da cegonha. Ela me tratou mal, mas fui grosseira com ela primeiro."
Moral: "Trate os outros tal como deseja tal como deseja ser tratado."
FÁBULAS de Esopo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1994.)
1. No trecho: "Um dia a raposa convidou a cegonha para jantar. Querendo pregar uma peça na outra, serviu sopa num prato raso."
a) A palavra grifada refere-se a qual personagem?
b) Neste fragmento, fica clara a intenção da raposa. O que ela pretende?
2) Por que a cegonha não consegulu tomar sopa na casa da raposa
3) A cegonha percebeu a intenção da raposa?
4) Que sentimentos a cegonha demonstrou ao ser vítima da brincadeira?
5) O que você pensa sobre brincadeiras "sem graça" como essa, que muitas vezes magoam as pessoas? 6) Explique com suas palavras o que quer dizer: "Trate os outros tal como deseja ser tratado."
7) O que revelam atitudes como as tomadas pela raposa e a cegonha?
8) É justificável a atitude da cegonha?
9)Como poderia ser resolvido o problema causado pela raposa?
Soluções para a tarefa
✔️ Interpretando a fábula, podemos responder às questões indicadas:
1. a) A palavra “outra” refere-se à personagem cegonha.
b) Ela pretende pregar uma peça na cegonha.
2. Porque a raposa, intencionalmente, pôs a sopa em um prato raso.
3. Sim, ela percebeu a intenção da raposa, tanto que retribuiu.
4. Não demonstrou nenhum sentimento. Apenas permaneceu em silêncio sobre isso.
5. Aqui, deves expor a tua própria opinião sobre o assunto (particularmente, acho que essa não é uma atitude agradável).
6. Aqui, deves explicar com as tuas próprias palavras o que entendeste (particularmente, acho que a frase remete à empatia).
7. Revelam que os indivíduos que as praticam são providos de certa ignorância, a ponto de tratarem os demais dessa maneira.
8. Sim, pois, como dissera Newton, toda ação tem uma reação, portanto essa foi uma reação à atitude tomada inicialmente pela raposa.
9. O problema causado pela raposa poderia ser resolvido pelo diálogo entre as duas partes, pois poderia gerar um acordo quanto à essa questão.
A fábula envolve uma brincadeira realizada por um personagem para com outro, de modo que não permite que ele alimente-se.
A brincadeira é retornada, e isso mostra que é importante ter empatia: o ato de fazer para os outros o que queremos que façam conosco.
Saiba mais em
• brainly.com.br/tarefa/1230337
• brainly.com.br/tarefa/4447021
• brainly.com.br/tarefa/51071555
• brainly.com.br/tarefa/35345764