A rápida aquisição de conhecimentos sobre a biologia do câncer levou à descoberta de alvos totalmente novos e mais específicos para o tratamento do câncer. Com relação às terapias baseadas nos mecanismos epigenéticos, assinale a alternativa correta.
A.
Os nucleosídeos análogos inibidores da metilação do DNA apresentam menor efeito citotóxico quando comparados aos análogos não nucleosídeos inibidores da metilação do DNA.
B.
O oligonucleotídeos antisense promovem a acetilação, com consequente reativação de oncogenes e de genes supressores tumorais, os quais estavam silenciados nas células cancerígenas.
C.
Os compostos inibidores das histona-desacetilases (HDACs) diminuem a taxa de proliferação e aumentam a ocorrência de apoptose nas células tumorais.
D.
Os nucleosídeos análogos inibidores da metilação do DNA se incorporam no DNA durante o processo de replicação e ativam a enzima DNA-metiltransferase (DNMT).
E.
As terapias epigenéticas, como a utilização de agentes desmetiladores, apresentam melhores resultados quando utilizadas de forma isolada.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Os nucleosídeos análogos inibidores da metilação ativam a DNA-metiltransferase, essa enzima é capaz de transferir metilas para o DNA, porém, como os inibidores impedem a metilação, a célula passa por processos de mutação e alteração de genes que impedem a sua estabilização, matando as células tumorais (alternativa D).
Riscos dos quimioterápicos de modo geral
Por serem citotóxicos, todos eles, existe o risco de perda de função de tecidos no corpo, como a esterilidade, problemas gastrointestinais e o desenvolvimento de novas neoplasias.
Venha estudar mais sobre quimioterapia
https://brainly.com.br/tarefa/15059221
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes