A radioatividade é uma ampla área de atuação tanto da física quanto da química. Nela se observam as diversas formas de radiação proveniente dos átomos e até mesmo de sistemas. Você pode ver muito dessa radiação em um forno de micro-ondas por exemplo. No que diz respeito à radiação do ponto de vista atômico é necessário conhecer as ligações entre os átomos e as ligações entre as respectivas moléculas. Essas ligações possuem as características de serem:
Soluções para a tarefa
As ligações atômicas no processo de radiação possuem as características de serem rompidas.
Quais as características da radiação?
Toda a matéria se compõe de átomos e a maioria dos átomos são estáveis. A matéria radioativa são as exceções,pois possuem núcleos instáveis.
Deste modo, para conseguir estabilidade, o núcleo instável muda e, no processo, emite radiação na forma de pequenas partículas e raios.
Esta energia excedente é emitida do núcleo do átomo através de partículas.
Tais partículas diferem em tamanho e, portanto, na capacidade de penetração de corpos expostos a estes átomos em desequilíbrio energético e são conhecidas como partículas alfa, beta e gama.
- A radiação alfa é formada por partículas de 2 prótons e 2 nêutrons;
- A radiação beta e os raios catódicos são elétrons; os quais são partículas dotadas de carga elétrica são desviáveis por campo magnético;
- As radiações gama e X são ondas eletromagnéticas.
A radiação gama, por exemplo, por sua alta energia e penetração, consegue remover elétrons dos átomos dos tecidos internos e romper ligações químicas por ionização, podendo causar mutação no DNA. Já as partículas beta têm o mesmo efeito ionizante, mas atuam sobre as células da pele.
Leia mais sobre radiação em https://brainly.com.br/tarefa/48241423
#SPJ4