A radiação UV é benéfica para o organismo humano, porque sem o sol ele não produz vitamina D. Porém no horário das 10h às 16h é necessário tomar cuidado e utilizar filtro solar, pois a radiação pode prejudicar a pele.
Quais são os dois tipos de radiação UV que o corpo humano recebe?
Alternativas:
a)
UVA, que penetra apenas na epiderme e não é muito nociva, e UVB, que é mais nociva.
b)
UVC que pode causar cegueira, e UVB, que provoca câncer de pele.
c)
UVA, que penetra na derme e altera o DNA celular, e UVB, que não passa da epiderme e é responsável pela hiperemia.
d)
UVA que não passa da epiderme, e UVC, que penetra até o tecido ósseo, provocando câncer.
e)
UVC que penetra na derme e UVA que não passa da epiderme.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Embora a exposição excessiva aos raios UV possa ser prejudicial, em pequenas quantidades ela é benéfica. Isso porque esses raios estimulam a produção de vitamina D pelo organismo. Esta vitamina promove a absorção do cálcio, mineral essencial para a boa formação de dentes e ossos. A radiação ultravioleta também é utilizada em diversas áreas e objetos do nosso cotidiano. As lâmpadas fluorescentes emitem raios UV, que são filtrados por uma camada interna e transformados em luz visível; por não produzir calor, essas lâmpadas também são chamadas de "luz fria".
Explicação:
A luz negra também emite raios UV e possui diversas aplicações, como leitores óticos, enfeites de festas e lanternas. A indústria química utiliza esses raios em um procedimento de análise química conhecido como espectrofotometria e na marcação de substâncias orgânicas e inorgânicas.
Letra A) UVA e UVB
Não pode ser os raios UVC já que são absorvidos pela biosfera, não chegam a superfície terrestre