a radiação pode matar causar efeitos no dever alterando as moléculas dessa forma surgem doenças degenerativas e deformidades no corpo isso pode ocorrer na presente ou em gerações futuras Quais são as quatro bases nitrogenadas por formam o DNA????
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Grandes doses de radiação ionizante podem causar doença aguda reduzindo a produção de células sanguíneas e danificando o trato digestivo.
Uma dose muito grande de radiação ionizante também pode danificar o coração e os vasos sanguíneos (sistema cardiovascular), o cérebro e a pele.
As lesões provocadas por radiação devido a doses grandes e muito grandes são designadas reação do tecido. A dose necessária para causar lesão visível do tecido varia com o tipo de tecido.
A radiação ionizante pode aumentar o risco de câncer.
A exposição de espermatozoides e óvulos à radiação traz um pequeno aumento do risco de defeitos genéticos nos descendentes.
Os médicos retiram a maior quantidade possível de material radioativo externo e interno (material que foi inalado ou ingerido) e tratam os sintomas e as complicações da lesão por radiação.
Geralmente, o termo radiação ionizante refere-se a ondas eletromagnéticas de energia elevada (raios-X e raios gama) e partículas (partículas alfa, beta e nêutrons) que são capazes de capturar elétrons de átomos (ionização). A ionização altera as propriedades químicas dos átomos afetados e de quaisquer moléculas que contenham esses átomos. Ao alterar as moléculas no ambiente altamente organizado da célula, a radiação ionizante pode afetar e danificar células. O dano celular pode causar doença, aumentar o risco de desenvolver câncer ou ambos.
A radiação ionizante é emitida por substâncias radioativas (radioisótopos), como o urânio, o rádio e o plutônio, mas pode ser igualmente produzida por dispositivos, como aparelhos de raios-X e de radioterapia.As ondas de rádio, como de celulares e transmissores de rádio AM e FM, e a luz visível também são formas de radiação eletromagnética. Contudo, devido a sua energia mais baixa, estas formas de radiação não são ionizantes e, assim, os níveis de exposição pública destas fontes comuns não danificam as células. Nesta discussão, o termo "radiação" refere-se exclusivamente à radiação ionizante.