A radiação eletromagnética no modelo ondulatório é explicada como harmônica e senoidal, de forma que, uma partícula carregada eletricamente cria um campo elétrico em sua volta. Esse fato gera um campo magnético que vibra ortogonalmente, com isso, possuindo amplitudes iguais, em que, as suas variações são ocasionadas pela vibração de partículas. Quando há uma aceleração na partícula, o abalo entre dois campos se propaga em modos repetidos no vácuo em uma certa direção. BAGGIO, J. M. Geoprocessamento aplicado a estudos ambientais. Maringá-Pr: UniCesumar, 2018. Neste contexto, sobre o modelo ondulatório, analise as afirmativas seguintes:
I. Essa perturbação é chamada de ondas eletromagnéticas e seu comprimento é influenciado pelo tempo de que a partícula é acelerada, e a sua frequência depende da vibração da partícula.
II. A propagação das ondas eletromagnéticas é de aproximadamente 300.000 km/s no vácuo, assim, as ondas eletromagnéticas podem ter comprimentos de bilionésimo de metros como no caso dos raios cósmicos, e quilométricas como das ondas de rádios.
III. No sensoriamento remoto, o modelo ondulatório se aplicaria melhor para os comprimentos grandes de ondas como as imagens de radares, que são obtidas por ondas maiores de 3,0 cm de comprimento.
IV. Devido a essa dualidade da natureza e da radiação eletromagnética (REM) o modelo ondulatório é relacionado com as características texturais dos alvos (objetos). É correto o que se afirma em:
Alternativa 1: I e III, apenas.
Alternativa 2: II e IV, apenas.
Alternativa 3: I, II e III, apenas.
Alternativa 4: II, III e IV, apenas.
Alternativa 5: I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
CORRETA a Alternativa 5: I, II, III e IV.
Explicação:
I. CORRETA, vide p. 124 da Apostila - GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ESTUDOS AMBIENTAIS. “Essa perturbação é chamada de ondas eletromagnéticas e seu comprimento é influenciado pelo tempo de que a partícula é acelerada, e a sua frequência depende da vibração da partícula.”
II. CORRETA, vide p. 124 da Apostila - GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ESTUDOS AMBIENTAIS. “A propagação das ondas eletromagnéticas e de aproximadamente 300.000 km/s no vácuo. As ondas eletromagnéticas podem ter comprimentos de bilionésimo de metros como no caso dos raios cósmicos e quilométricos como das ondas de rádios.”
III. CORRETA, vide p. 124 da Apostila - GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ESTUDOS AMBIENTAIS. “E no sensoriamento remoto, onde se aplicaria melhor o modelo ondulatório? Aplicaria-se melhor para os comprimentos grandes de ondas como as imagens de radares, que são obtidas por ondas maiores de 3,0 cm de comprimento.”
IV. CORRETA, vide p. 124 da Apostila - GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ESTUDOS AMBIENTAIS. “Devido a essa dualidade da natureza e da REM, o modelo ondulatório é relacionado com as características texturais dos alvos (objetos), e o modelo corpuscular as características composicionais.”
Resposta:
I;II;IV
Explicação:
As suas variações são ocasionadas pela vibração de partículas. Podemos considerar como elementos que fazem parte do modelo ondulatório (onda):
I – Frequência.
II – Velocidade.
III – Padrão de onda.
IV – Comprimento de onda.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, III e IV, apenas.