História, perguntado por daianagpf, 1 ano atrás

A racionalidade científica é uma característica da nossa sociedade. A expansão e conquista promovida pela civilização ocidental na sua organização econômica e política nem sempre se expressa na vida cotidiana, na conduta do indivíduo, muitas vezes empobrecido em sua lógica. Sobre esta questão julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I- Enquanto temos uma inteligência na construção de estratégias econômicas para a expansão do consumo, os indivíduos acabam por responder às propagandas publicitárias com imediatismo. II- Os indivíduos estão rodeados de mensagens publicitárias que geram uma falsa ideia sobre a realidade. Muitas destas mensagens simplificam a realidade e geram uma compreensão limitada sobre as questões sociais. III- Quando se perde a racionalidade nas questões sociais se abre espaço para a ação instintiva. Como estamos diante de uma propagação de lógica simplificadas, empobrecemos a compreensão mais profunda das questões sociais. IV- A liberdade se propaga como uma possibilidade de realização exclusiva dos interesses pessoais. Há um empobrecimento da ação particular e seus reflexos na vida coletiva.

Soluções para a tarefa

Respondido por iraci29iraci
21
respondi todas a resposta estão correta
 
Respondido por AnthonioJorge
0

A racionalidade científica possui benefícios e malefícios na sociedade em que vivemos. Pode-se dizer que todas as alternativas estão corretas, neste sentido.

A ideia de que a racionalidade científica leva a sociedade e o indivíduo a um progresso inexorável foi questionada por Max Horkheimer em seu livro O Eclipse da Razão. Ao mesmo tempo em que se evolui econômica e politicamente, corre-se o risco de elevar o instinto e o imediatismo a patamares nunca antes vistos.

Max Horkheimer foi um pensador alemão do começo do século XX, de herança marxista, responsável pela fundação da Escola de Frankfurt, conhecida pela sua proposta de teoria crítica da sociedade.

Uma teoria crítica é uma que seja capaz de fazer emergir a contradição fundamental da sociedade capitalista. Em poucas palavras, o teórico crítico é o “teórico cuja única preocupação consiste no desenvolvimento que conduza à sociedade sem exploração”, nas palavras de Horkheimer.

 

Sua principal obra é o Eclipse da Razão, onde procura “examinar o conceito de racionalidade que está na base da moderna cultura industrial e procurar estabelecer se esse conceito não contém defeitos que o viciem de modo essencial".

Associando a razão à necessidade humana de dominar a natureza, Horkheimer explica que o avanço da própria razão eclipsou a busca pelo conhecimento em vez de cumprir a promessa iluminista de libertar o homem. O homem, assim, é reduzido a mero instrumento em uma sociedade burocrática e impessoal.

 

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/27747348

Anexos:
Perguntas interessantes