A Questão Social surge no sistema capitalista como um reflexo social deste, levando os trabalhadores à luta e os burgueses à repressão. Vejamos o que dizem Iamamoto e Carvalho: “A exploração abusiva a que é submetido – afetando sua capacidade vital – e a luta defensiva que o operariado desenvolve aparecerão, em determinado momento, para o restante da sociedade burguesa, como uma ameaça a seus mais sagrados valores, ‘a moral, a religião e a ordem pública’. Impõe-se, a partir daí, a necessidade do controle social da exploração da força de trabalho.” (IAMAMOTO, M.; CARVALHO, R. Relações sociais e Serviço Social no Brasil . 6 ed. São Paulo: Cortez, 1988.). Tendo como base a opinião expressa na citação acima, bem como o texto base da disciplina, assinale abaixo a alternativa que melhor expressa a situação que deu origem à Questão Social no sistema capitalista. .A Questão Social é fruto da incapacidade dos trabalhadores em acompanhar os valores e preceitos adotados pela burguesia capitalista, a qual estabelece um modo de vida mais produtivo, centrado em valores morais e espirituais que visam a sanar as desigualdades sociais e as mazelas do sistema capitalista. .A Questão Social surge no sistema capitalista como reflexo da desigualdade existente no processo produtivo e na geração e distribuição de riquezas, sendo a classe trabalhadora explorada e relegada a áreas urbanas insalubres, em contraposição à burguesia capitalista que vê nessa massa de trabalhadores uma ameaça à seu modo de vida e privilégios. .A Questão Social surge como necessidade de controle social em vista da disputa entre os trabalhadores que brigavam por melhores postos de trabalho, tais movimentos fomentavam ações criminosas que atentavam contra a moralidade e a religiosidade da tradicional classe burguesa, sendo esta levada a criar maneiras de manter a ordem pública e o controle social. .Dentro do sistema capitalista, que pode ser tido como o modo de produção mais igualitário criado na história produtiva do ser humano, a Questão Social surge como u
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A questão social surgiu inicialmente com o sistema capitalista, advinda da desigualdade presente nos processos produtivos de geração e distribuição de riquezas (alternativa B).
Nessa desigualdade, a classe trabalhadora, recebe a menor parte dos recursos produzidos, também é a parte mais vulnerável na relação produtiva e a parcela da população que vive nas piores condições, tem menos acesso a privilégios e precisa sobreviver de várias formas.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes