A questão social no Brasil na contemporaneidade:
I. É um elemento central na relação entre profissão e realidade, pois evidencia a questão da divisão da sociedade em classes, em que a apropriação da riqueza socialmente gerada é extremamente desigual.
II.Traz como resultantes a pobreza e a exclusão social que permeiam a vida das classes subalternas na sociedade e com as quais o serviço social se defronta na sua prática cotidiana.
III.Precisa ser abordada pelo serviço social como desafio de construir e reinventar mediações capazes de articular a vida social das classes subalternas com o mundo público dos direitos e da cidadania.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Somente a alternativa I está correta;
b)
As alternativas II e III estão corretas
c)
As alternativas I e III estão corretas
d)
Todas as alternativas estão corretas;
2)
Na obra Relações Sociais e Serviço Social no Brasil, de Iamamoto, pontua: O trabalho alienado não representa, portanto, a satisfação, mas é simplesmente um meio para satisfazer necessidades estranhas a ele. A que tipo de trabalho a afirmação se refere?
Alternativas:
a)
Trabalho escravo.
b)
Trabalho assalariado.
c)
Trabalho explorado.
d)
Trabalho voluntário
3)
A legitimação da profissão de Assistente Social na "divisão social e técnica do trabalho" no Brasil ocorre quando:
Alternativas:
a)
As escolas de Serviço Social estavam com um contingente grande de profissionais que precisavam ser lançados no mercado de trabalho.
b)
O Estado brasileiro começou a abrir espaço para a inclusão de Assistentes Sociais no funcionalismo público.
c)
A Igreja Católica precisava de Assistentes Sociais, pois as damas de caridade já não absorviam a demanda de problemas sociais.
d)
As empresas privadas estavam contratando cada vez mais o serviço dos Assistentes Sociais.
4)
A ausência de identidade profissional e a fragilidade profissional da consequência social da categoria profissional impediram-na de ingressar no universo da ""classe em si"" e da ""classe para si"" do movimento operário. Não reunindo condições para realizar o percurso em direção a uma consequência critica política, a profissão não conseguiu, até mesmo por seus limites corporativos, participar historicamente da prática política da classe operária, tendo sido absorvida pela teocracia da sociedade do capital". (Maria Lucia Martinelli, 2005).
Em relação à história do Serviço Social considere as afirmativas a seguir:
I.A história de toda a sociedade até nossos dias é a história de lutas de classes. Uma religião é um sistema de crenças e de praticas relativas a coisas sagradas, isto é, separadas, proibidas e incessíveis. No Serviço Social são os agentes que consolidaram estes valores para as classes subalternas.
II.Institucionalizou-se na sociedade capitalista como ação interventiva, respondendo a interesses da classe operaria em luta permanente pelos seus direitos.
III.Constitui-se como profissão enquanto mecanismo institucional utilizado pelo Estado para dar respostas aos movimentos burgueses.
IV.A adesão dos movimentos responsáveis pela transformação da sociedade objetivaram os agentes profissionais a assessorar na participação coletivas dos sujeitos envolvidos.
V.Aderindo firmemente a prática como um verdadeiro objeto sobrenatural, penetrou através dos flancos abertos pela fragilidade política da categoria profissional, passando a substituir a consciência de sua insubstituível tarefa de indicar a direção da caminhada, de definir as perspectivas de prática dos agentes, tendo por referência o projeto mais amplo da própria sociedade.
Estão corretas:
Alternativas:
a)
I e II
b)
III
c)
Todas
d)
Nenhuma
5)
Assinale a alternativa que melhor se preenche a lacuna.
O Serviço Social tem na ___________________ a base de sua fundamentação como especialização do trabalho.
Alternativas:
a)
instrumentalidade
b)
cidadania
c)
globalização
d)
questão social
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
1 - b
2- d
3- c
4- a
5- b
Perguntas interessantes
Biologia,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás