História, perguntado por caiofeitozarosoybv4o, 9 meses atrás

A questão social é um caso de polícia” – esta frase, atribuída a Washington Luís, presidente da República de 1926 até a sua deposição em 1930, é geralmente apontada como o sintoma de como as questões relativas ao trabalho (a “questão social”) eram descuidadas pelo Estado, durante o período da chamada República Velha (1889-1930)”. KazumiMunakata. A legislação trabalhista no Brasil, 1984. Ainda seja apontada como um sintoma das questões relativas ao trabalho, a frase de Washington Luís remete também ao papel mais amplo característico do Estado brasileiro durante a Primeira República com os diversos movimentos sociais e pode ser exemplificado pela A garantia ao acesso à terra para o trabalhador rural e pelas obras de irrigação que acabaram com a seca. B anistia concedida aos marinheiros que participaram da Revolta da Chibata, garantindo a liberdade. C melhoria das condições de vida da população pobre que vivia em cortiços no centro do Rio de Janeiro. D repressão contínua às greves dos operários e aos movimentos sociais do campo e da cidade. E aprovação da legislação trabalhista, com a definição de direitos e deveres dos trabalhadores.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
64

Sobre os aspectos da questão social no Brasil durante a primeira república temos que a resposta certa é a:

D repressão contínua às greves dos operários e aos movimentos sociais do campo e da cidade

Isso porque durante a primeira república houve um movimento intensos de trabalhadores que tinham como objetivo alcançar direitos sociais, tendo em vista o crescimento da atividade industrial.

Assim, esse movimento ficou restrito apenas as classes de trabalhadores, excluindo os pobres.

espero ter ajudado!

Respondido por LarissaMoura3
7

Considerando a frase de Washington Luís, temos que a afirmativa correta é a letra d) repressão contínua às greves dos operários e aos movimentos sociais do campo e da cidade.

No período da Primeira República ocorreram intensos movimentos de trabalhadores que possuíam o objetivo de busca pelos direitos sociais, com o objetivo de crescimento da atividade industrial. Em que tais movimentos apenas envolviam a classe trabalhadora, excluindo os pobres e desempregados.

A Revolução de 1930 envolveu representantes políticos dos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba. Esses indivíduos e partidos formaram a Aliança Liberal, que compreendeu o agrupamento de diversas forças dissidentes, que buscavam a oposição oficial do governo, que era de Júlio Prestes.

As principais características sociais que se destacaram no Estado Brasileiro em período após 1930 foram: a presença de um conflito intra-oligárquico, fortalecimento dos movimentos militares dissidentes e a busca pela queda da enorme hegemonia da burguesia exercida pelos produtores de café.

Saiba mais sobre Washington Luís em: https://brainly.com.br/tarefa/42940836

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes