A questão racial é uma das temáticas mais importantes para o campo da Antropologia, uma vez que a relação com entre diferenças raças impacta o modo como as identidades culturais são construídas. Leia o texto abaixo e compare com o infográfico publicado a seguir:
"A discriminação social racial e o racismo operam de diferentes maneiras nos diversos níveis da estrutura de classe na formação social capitalista. Na cena contemporânea, diante do avanço do conservadorismo e da reedição de antigas desigualdades que guardam raízes desde o escravismo, pululam os casos de preconceito racial contra os grupos étnicos e raciais historicamente discriminados no Brasil, como: a população negra (em particular a juventude negra e as mulheres negras), os povos e as comunidades (indígenas, quilombolas, ciganos e povos de terreiro, adeptos das religiões de matriz africana e afro-brasileiras). esse modo, podemos afirmar, o racismo é estruturante."
MADEIRA, Maria Zelma de Araujo. "Questão racial e opressão: desigualdades raciais e resistências plurais na sociedade capitalista". In: Argumentum Debate, Vitória, v. 9, n.1, p. 21-31, jan./abr. 2017.

Interprete as informações supramencionadas, leia as alternativas abaixo e selecione a resposta correta:
I. Conforme o texto de Maria Madeira, o racismo seria algo estrutural no Brasil
POIS
II. O racismo, para além do aumento do número de casos relatados constatado no infográfico, estaria entranhado em todas as relações construídas em nossa sociedade ao longo de nossa história.
A afirmativa I está incorreta, e a II, correta
Ambas as afirmativas estão incorretas
A afirmativa I está correta e a II, incorreta
Ambas as afirmativas estão corretas, a alternativa II explica o exposto pela alternativa I
Ambas as afirmativas estão corretas, a afirmativa II não possui relação com a alternativa I
Soluções para a tarefa
Ambas estão corretas e se complementam.
Segundo Florestan Fernandes , o ideal da miscigenação é tido como um mecanismo de absorção do mestiço, ou seja, ele dialoga sobre o essencial, no funcionamento desses mecanismos, que não é nem a ascensão social nem a igualdade racial, mas, ao contrário, a hegemonia da raça dominante.
Além disso, Gilberto Freyre em Casa Grande & Senzala, dialoga com o fato condicionado ao negro brasileiro, ou seja, a introdução de uma ideologia de culpa, imposta aos negros e seus descendentes como os únicos culpados por seu baixo nível social e econômico, quando na realidade este fato foi totalmente manipulado pelos senhores que detinham o poder sobre a classe mais pobre e assim dominavam.
Resposta:
Ambas as afirmativas estão corretas, a alternativa II explica o exposto pela alternativa I
Explicação:
Matéria de Antropologia: Identidade e Diversidade