A questão dos recursos hídricos no Brasil nãocorresponde ao discurso global: não há no paísfalta do recurso, exceto em algumas regiões,mas, sim escassez produzida por falta de acesso.Verdadeiro paradoxo ocorre na Amazônia:detentora de cerca de 18% da água doce doplaneta, enquanto a maioria da população nãotem acesso à água potável. O Brasil pode e devecriar um enfoque alternativo, reconhecendo quegrande parte da escassez é resultado da seleção deinvestimentos e das formas inadequadas de gestão.Nessa perspectiva, há algumas questõesinstitucionais a considerar, dentre elas o resgatedo planejamento estratégico para o uso múltiplodos recursos hídricos – hidrovias, abastecimento,saneamento, geração de energia.A partir das informações apresentadas, avalie asafirmações a seguir.I. O uso múltiplo da água com prioridade àdemanda social e ao saneamento ampliaráo mercado doméstico para investimentos epoderá reduzir a orientação atual, voltadapara grandes empresas e grandes projetos.II. A atribuição de alta prioridade à eficiênciaenergética minimizará perdas na geração deenergia, embora com aumento do custo daenergia para a indústria.III. O estímulo a inovações, como a construçãode sistemas descentralizados de produçãode energia e de práticas de abastecimentode água e saneamento, servirá paradesenvolver as potencialidades locais.IV. As externalidades negativas geradas poruma hidrovia são superiores às de outrosmodais, já que induzem transformaçõeseconômicas que impactam o saneamentoambiental.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B I e III.C III e IV.D I, II e IV.E II, III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
As afirmativas corretas são as I e III. Letra B.
A utilização em caráter múltiplo da água tendo como prioridade a demanda social e o saneamento básico iria aumentar o mercado doméstico para investimentos e pode também diminuir a orientação atual.
O alcance de estímulos à inovações resulta em um importante desenvolvimento das potencialidades locais, em que podemos exemplificar a construção de sistemas descentralizados de produção de energia e de saneamento básico.
Bons estudos!
Perguntas interessantes