A questão de gênero emergiu na década de 1960, em um contexto marcado por transformações culturais que trouxeram à tona diversas “vozes” silenciadas pelos discursos hegemônicos.Crítica ao sujeito masculino “Universal”:Exemplo: O homem é “O Sujeito”,a mulher é “O Outro”. Descreva o conceito de gênero e de exemplos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Descreva o conceito de gênero e de exemplos.
Gênero pode ser definido como aquilo que identifica e diferencia os homens e as mulheres, ou seja, o gênero masculino e o gênero feminino.
De acordo com a definição “tradicional” de gênero, este pode ser usado como sinônimo de “sexo”, referindo-se ao que é próprio do sexo masculino, assim como do sexo feminino.
No entanto, a partir do ponto de vista das ciências sociais e da psicologia, principalmente, o gênero é entendido como aquilo que diferencia socialmente as pessoas, levando em consideração os padrões histórico-culturais atribuídos para os homens e mulheres.
Por ser um papel social, o gênero pode ser construído e desconstruído, ou seja, pode ser entendido como algo mutável e não limitado, como define as ciências biológicas.
Nos estudos biológicos, o conceito de gênero é um termo utilizado na classificação cientifica e agrupamento de organismos vivos, que formam um conjunto de espécies com características morfológicas e funcionais, refletindo a existência de ancestrais comuns e próximos.
Por exemplo, o “homo sapiens” é o nome da espécie humana a qual pertence ao gênero “homo”.
2- A interseccionalidade é uma categoria que:
Denuncia as formas de reprodução das desigualdades.
Naturaliza as formas de reprodução das desigualdades.