ENEM, perguntado por ari795, 1 ano atrás

A questão da interdependência nas relações internacionais ganha força na década de 1970, com os estudos de Robert Keohane e Joseph Nye. Segundo esses autores o conceito de interdependência complexa pode ser definido como situações de dependência mútua entre um ou mais atores. Portanto, “a interdependência na política internacional refere-se a situações caracterizadas por efeitos recíprocos entre países ou entre atores em diferentes países” (Keohane e Nye, 1989:8).


Enunciado elaborado com base em: KEOHANE, Robert e NYE, Joseph. Power and Interdependence (2ª ed.). Addison Wesley Longman, Inc. 1989.


Considerando o trecho acima e a interpretação das relações internacionais de Keohanne e Nye por meio da teoria da Interdependência Complexa, assinale a alternativa que descreva corretamente como os autores entendiam os impactos do transnacionalismo:

A Keohane e Nye compreendem que o nacionalismo mudava a natureza do sistema internacional, gerando efeitos recíprocos entre Estados, o que caracterizaria a dependência na política mundial.

B A ideia central de Keohane e Nye é a de que a globalização não vinha impactando o caráter e a própria natureza do sistema internacional. Dessa maneira, os efeitos observados nas relações entre os Estados ou atores de diferentes países, eram fruto da própria guerra fria.

C Tanto Keohane, como Nye entendia que a globalização vinha causando uma grande dependência dos países periféricos de países capitalistas centrais, modificando a natureza do sistema internacional. Isso gerava efeitos recíprocos entre Estados e prejudicava, sobretudo, os países do centro capitalista.

D Keohane e Nye defendem a tese de que o transnacionalismo estaria mudando o caráter e a própria natureza do sistema internacional, gerando efeitos recíprocos entre Estados ou atores de diferentes países, o que caracterizaria a interdependência na política mundial.

E A tese de Keohane e Nye constituía-se em uma interpretação do sistema internacional a partir de conceitos relacionados ao transnacionalismo. Assim, esses autores defendiam que o interdependência modificava a estrutura dos países, uma vez que a favorecia países com menos capacidades e prejudicava países mais poderosos.

Soluções para a tarefa

Respondido por nymaximovitz
1

Resposta:

D

Explicação:


nymaximovitz: espero ter ajudado
Respondido por brendaisis
1

Letra d.

O transnacionalismo pode ser primeiramente identificado como um fenômeno recente, que surgiu de forma a acompanhar o processo de globalização do mundo.

Compreende um mecanismo que torna as pessoas e locais cada vez mais interconectados, em decorrência principalmente das tecnologias. E por isso, segundo a alternativa, esse novo sistema estaria alterando cada vez mais a estrutura econômica e organizacional do mundo.

Perguntas interessantes