Música, perguntado por rodrigomusics2, 1 ano atrás

A questão da identidade está sendo extensamente discutida na teoria social. Em essência, o argumento é o seguinte: as velhas identidades, que por tanto tempo estabilizaram o mundo social, estão em declínio, fazendo surgir novas identidades e fragmentando o indivíduo moderno, até aqui visto como um sujeito unificado. A assim chamada "crise de identidade" é vista como parte de um processo mais amplo de mudança, que está deslocando as estruturas e processos centrais das sociedades modernas e abalando os quadros de referência que davam aos indivíduos uma ancoragem estável no mundo social. (HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006. 102p.)

Considerando o processo evolutivo da concepção de identidade podemos afirmar que:

I. O sujeito do iluminismo era considerado um indivíduo centrado, cujo centro consistia num núcleo interior, dotado das capacidadesde razão, de consciênciae de ação;

II. O sujeito sociológico não tinha um núcleo interior autônomo e auto-suficiente, refletindo assim a crescente complexidade do mundo moderno. Sua identidade era formada na interação entre o eu e a sociedade;

III. O sujeito pós-moderno foi produzido pelo processo evolutivo, não tendo mais uma identidade fixa, essencial ou permanente. Sua identidade passa a ser transformada continuamente em relação às formas pelas quais nos relacionamos com os sistemas culturais que nos rodeiam;

IV. À medida que os sistemas de significação e representação cultural se multiplicam, podemos ter variadas identidades possíveis.

São verdadeiras:

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
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Boa tarde, Rodrigo!

Pelo material apresentado, julgo que todas as alternativas estão corretas.O iluminismo pregava, sim, um sujeito individualizado e racional, e a pós-modernidade, por sua vez, traz um sujeito instável, variante.

Um abraço!

jccamargo69: Está correta!
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