a) Quem foi o autor do Hino ao 2 de Julho? E em que contexto ele foi escrito?
b) Ao usar a palavra “tiranos” a quem o autor queria se referir? E hoje você percebe em nosso país algum ato de tirania ainda acontecendo? Se sim, qual(is)?
c) O autor cita dois bairros de Salvador no hino, quais são eles? E qual a importância deles na luta pelo processo de independência?
d) Nas lutas pela independência na Bahia houve participação popular? Como ela aconteceu?
e) Porque o dois de julho tem importância não apenas para a história da Bahia, mas também para a história do Brasil?
Soluções para a tarefa
RESPOSTA DA LETRA a: A letra foi criada pelo militar baiano Ladislau dos Santos Titára, que fez referência ao momento que o país passava para, enfim, se libertar das tropas portuguesas. As batalhas travadas pela conquista da independência do Brasil tiveram início no dia 25 de junho de 1822 e só terminaram na Bahia em 1823.
RESPOSTA DA LETRA b: Ele usa tiranos para se referir as tropas portuguesas.
RESPOSTA DA LETRA c: Cita as campinas do Cabrito e Pirajá, locais de batalhas da guerra.
RESPOSTA DA LETRA d: A chegada das tropas incentivou os líderes políticos locais a mobilizarem a população a favor do reconhecimento do príncipe regente Dom Pedro I.
O apoio popular a Dom Pedro I significou uma afronta à autoridade de Madeira de Melo, que mais uma vez respondeu com armas ao desejo da população local.
RESPOSTA DA LETRA e: Foi em 2 de julho de 1823 na Independência da Bahia, portanto, que, devido a essa forte pressão das revoltas antecessoras, as tropas portuguesas foram expulsas do nosso território. Pode-se dizer, assim, que a independência do Brasil consolidou-se com a independência da Bahia.