a) Quem eram os cidadãos na antiguidade em Atenas e em Roma?
b) Houve alterações na definição de quem teria direitos políticos ao longo do tempo na Grécia e em Roma? Quais foram as condições que levaram as
alterações?
c) Quais eram as diferenças e semelhanças entre Atenas e Roma em relação a quem eram os cidadãos?
d) Conforme a sua pesquisa e a orientação do(a) seu(sua) professor(a), responda quais são as relações dos conceitos de "democracia" e "república
com o de "cidadania "?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A - ATENAS:
apenas os homens nascidos na cidade filhos de pai e mãe atenienses, com mais de 20 anos de idade e com serviço militar completo tinham direitos políticos.
ROMA:
apenas os patrícios eram considerados cidadães (Civitas). livres, proprietários de terras, eram os chefes dos clãs é descendentes dos primeiros habitantes
B- .Sim, houve sim uma série de mudanças na definição de quem teria ou não direito político, o que foi marcado na Grécia pela adoção de diferentes sistemas políticos, sendo o mais abrangente deles o da democracia ateniense, e em Roma pela expansão do direito a cidadania.
As condições que levaram a estas mudanças foram as disputas políticas internas nestas sociedades, com o aumento em número absoluto dos membros dos grupos sociais subalternos (camponeses e artesãos) que, por meio da organização política e atuação conjunta de classe, conseguiram fazer com que as classes dominantes, que dependiam deles para manter a sociedade em funcionamento, fizessem uma série de concessões.
C - Diferencas: Em Roma ,homens, e estrangeiros podiam se tornar cidadãos. Em Atenas apenas homens acima de 20 anos com serviço militar completo. As mulheres, crianças, estrangeiros e escravos não eram considerados cidadãos.
Semelhanças:
Em ambas eram considerados cidadãos apenas homens nascidos no local filhos de pais também locais, mulheres, escravizados e estrangeiros não tinham direitos civis.
d- Significa que e o povo quem escolhe seus governantes