Química, perguntado por eviihfreitas6835, 11 meses atrás

a queima da gasolina a sublimação da naftalina? podem ajudar

Soluções para a tarefa

Respondido por camiscamis
0
sublimação da naftalina: Sublimação é o processo físico que as partículas de uma dada substância passam do estado sólido para o gasoso (ou do gasoso para o sólido) diretamente, sem passar pela fase intermediária do estado líquido.

Exatamente por possui o odor forte e desagradável, esta característica é responsável pela propriedade inseticida, pois os fortes odores exalados pela substância são capazes de eliminar qualquer micro-organismo indesejável. É por isso que as esferas de naftalinas combatem a presença de traças em roupas de lã em armários fechados.

A naftalina ocorre de forma natural no petróleo, mas em pequenas quantidades através de um processo denominado reforming, modificação catalística de hidrocarbonetos alifáticos. Desta forma, é mais conveniente obter a substância por destilação do alcatrão da hulha, no qual está presente numa proporção de 7%.

Infelizmente os vapores exalados pela naftalina são também tóxicos ao ser humano, ficando exposto ao risco de inalar tal substância. Por este motivo, justifica-se por que a naftalina não é atualmente a melhor opção no controle de pragas.

O processo de sublimação de esferas de naftalina é tão interessante que foi alvo de estudos de matemáticos que conseguiram determinar uma equação diferencial onde é possível determinar a perda de material em função do raio da esfera de naftalina num instante t. Vamos primeiramente determinar a equação diferencia das esferas de naftalina.

Queima da gasolina:
As reações de oxidação, que deveriam combinar oxigênio e carbono, gerando dióxido de carbono (CO2), não se completam, resultando na formação de monóxido de carbono (CO), um poluente tóxico. ... Um exemplo é o enxofre, presente na gasolina, que reage com o oxigênio ou hidrogênio formando SO2 e H2S.
Anexos:
Perguntas interessantes