A queda da monarquia e o estabelecimento da república no Brasil resultaram de um conjunto de transformações. Sobre isso, responda:
a) Por que os militares estavam insatisfeitos com o governo imperial?
b) Que motivos geraram o afastamento entre a Igreja Católica e a monarquia, fato que ficou conhecido como Questão Religiosa?
c) Os cafeicultores do Oeste Paulista defendiam a implantação da república e do federalismo no país. De que forma eles seriam beneficiados com tais mudanças?
d) Com a abolição da escravidão em 1888, muitos fazendeiros de café do Vale do Paraíba, tradicionalmente aliados do imperador, também passaram a apoiar o movimento republicano. Por quê?
Soluções para a tarefa
Resposta: a.Os militares estavam insatisfeitos com o governo imperial pois julgavam que ele era a causa do atraso econômico, científico e social que o país vivia
b.A Igreja Católica se afastou da Monarquia Brasileira, dentre outras razões, pelo fato do Estado Brasileiro se recusar a atender a uma série de demandas ideológicas dos católicos e, na visão da Igreja, "proteger" doutrinas e sacerdotes que defendiam teses condenadas pela Igreja.
c.Eles defendiam a implatação do feuderalismo. Os cafeicultores poderiam administrar o estado do jeito que eles queriam , e no federalismo cada estado ou província (termo usado antigamente),e cada estado tem a sua política , então eles poderiam abaixar os impostos sobre o café
d.Os fazendeiros de café passaram a apoiar a República por terem se sentido traídos pelo modo como a Abolição da Escravatura foi feita.
Espero ter ajudado!