A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929, deu início à mais grave crise econômica experimentada pelo capitalismo até aquele momento. Diante da crise econômica e social, o governo americano deu início ao chamado New Deal.
[...] no governo do presidente Roosevelt, os Estados Unidos adotaram o mesmo tipo de política pública da Europa para reduzir o peso do capital privado, como, por exemplo, o controle dos aluguéis. [...] Quanto à tributação progressiva, os Estados Unidos foram ainda mais longe do que a Europa [...]. O governo americano não implantou uma política de nacionalizações. Todavia, foram lançados investimentos públicos substanciais a partir dos anos 1930-1940, sobretudo na área de infraestrutura.
O New Deal foi um programa econômico do governo americano, que consistia
(A)
na intervenção estatal na economia.
(B)
em uma série de medidas liberalizantes.
(C)
na criação de um amplo sistema, que garantia o acesso a serviços públicos gratuitos.
(D)
no aumento de impostos sobre as rendas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
eu acho que é B
Explicação:
Resposta:
letra B
Explicação:
Devido à crise de 1929 que os Estados Unidos da América enfrentavam foi criado o New Deal (novo acordo), com o intuito de o estado intervir na economia, onde este era liberal, ou seja, os norte americanos viviam o chamado liberalismo econômico onde o estado não intervém nas atividades econômicas. Este foi o maior fator para o fim do capitalismo liberal.
O “novo acordo” foi um conjunto de medidas criado no governo de Franklin Delano Roosevelt (1933-1945), que foi inspirado nas idéias do economista John Keynes onde visava tomar medidas econômicas que garantissem o pleno emprego dos trabalhadores. Keynes defendia, também, uma redistribuição de lucros para que o poder aquisitivo dos consumidores aumentasse de acordo com o desenvolvimento dos meios de produção.