Geografia, perguntado por jussara122, 1 ano atrás

a que tipo de rocha o fragamento de texto a seguir se refera


AlexAlmeida5: Qual texto?

Soluções para a tarefa

Respondido por AlexAlmeida5
6
Existem três tipos de rochas:

* Magmáticas ou ígneas: podemos dizer que essas são as rochas primárias, ou seja, as outras se originaram dessas. As rochas magmáticas são resultado da solidificação do magma (lava antes de sair), porém há variações entre intrusivas e extrusivas.

-> Intrusivas ou plutônias: aquelas que se resfriam dentro da crosta do planeta, ou seja, o magma não foi expelido pelo vulcão. Esse tipo de solidificação é mais demorado, o que causa a formação de cristais. Ex.: granito

-> Extrusivas ou vulcânicas: aquelas que se resfriam fora da crosta, ou seja, quando a lava sai ela se encontra em um ambiente com a temperatura muito menor e isso causa uma solidificação mais rápida, não ocorrendo a formação de muitos cristais. Ex.: basalto

* Metamórficas: uma rocha se torna metamórfica quando ela muda de localização e consequentemente a temperatura e a pressão. Como isso acontece? Temos o exemplo da subsidência de bacias sedimentares que é o movimento que afunda as rochas, mudando a pressão e a temperatura de onde ela se encontra.

-> subsidência: afundamento

-> bacias sedimentares: depressões (forma de relevo) cobertas por sedimentos (partículas de rochas que se separaram pela ação do intemperismo)

-> intemperismo: desintegração das rochas que é causada por muitos fatores, dentre eles o vento e a água.

* Sedimentares: aquelas que são formadas a partir dos restos de outras rochas. Vamos supor que tenhamos uma montanha (rocha magmática), com o tempo, o vento vai desintegrando a montanha, tirando dela sedimentos, partículas que se acumulam em algum local e se litificam, ou seja, formam uma outra rocha.

Eu realmente me dediquei para te dar essa resposta, acredito que você esteja no nono ano, eu também estou. Essa matéria é muito difícil de se entender inicialmente, mas eu estou começando a entender por completo e não tem nada melhor do que fazer com que outra pessoa entenda. Obrigado.
Perguntas interessantes