Filosofia, perguntado por yoJu, 1 ano atrás

a que se refere o silogismo científico? de que forma ele se estrutura para que tenha valor?

Soluções para a tarefa

Respondido por MarkAranguiz
24
Aristóteles, elaborou uma teoria completa do raciocínio como inferência. Inferência ocorre quando obtemos uma uma proposição como conclusão de uma ou de mais de uma proposição que a antecedem (sendo respectivamente, inferências imediatas e mediatas). Quando o raciocínio é enunciado por meio de proposições encadeadas, forma-se um silogismo.
Houve então, uma distinção quanto aos dois grandes tipos de silogismo: os dialéticos e os científicos.

Como sua pergunta trata dos científicos, é importante saber, que se referem ao que é universal e necessário, ao que é de alguma maneira e não pode deixar de ser de tal maneira. Possui premissas e conclusão apodíticas. 

Para que tenha valor, suas premissas jamais podem ser contraditórias, devem ser universais necessárias, e suas conclusão não admite discussão ou refutação, mas exige demonstração. Por este motivo, existem quatro regras que garantem o seu valor:

1. As premissas devem ser verdadeiras (não podem ser possíveis ou prováveis, nem falsas);
2. As premissas deve ser primárias ou primeiras, isto é, indemonstráveis, pois se tivermos de demonstrar as premissas, teremos de ir de regressão em regressão, indefinidamente, e nada demonstraremos;
3. As premissas devem ser mais inteligíveis do que a conclusão, pois a verdade desta depende inteiramente da absoluta clareza e compreensão que tenhamos das suas condições, isto é, das premissas;
4. As premissas devem ser causa da conclusão, isto é, devem estabelecer as coisas ou os fatos que causam a conclusão e que a explicam, de tal maneira que, ao conhecê-las, estamos obedecendo às causas da conclusão. Esta regra é da maior importância porque, para Aristóteles, conhecer é conhecer as causas ou pelas causas.


Resposta extraída da obra Iniciação à Filosofia, de Marilena Chaui. 2 Ed. (p.129)


Perguntas interessantes