A que se refere o ponto de vista sobre a temática tratada no texto
Soluções para a tarefa
A temática tratada no texto faz-se acerca da Arte rupestre e sobre como ela pode ajudar a entender como linguagem humana evoluiu, além de discorrerem sobre como elas representam uma modalidade de expressão linguística.
Uma mesma ideia entre diferentes espécies
Trata-se de um estudo da USP em que foi publicado um texto sobre no Jornal da USP, na seção de ciências humanas, por Denis Pacheco, 2018.
O texto tem por intenção discorrer sobre o desenvolvimento humano evolutivo e seus respectivos processos cognitivos, ao analisar os primórdios das formas de linguagem/arte, sobretudo no período da Pré-história.
A seguir o trecho do texto a que o enunciado da questão se refere:
Coincidentemente, no mesmo mês em que seu artigo foi divulgado, dois outros estudos causaram impacto na comunidade cientifica, já que conseguiram provar que pinturas rupestres podem ser mais antigas do que se supunha, datando de cerca de 60 mil anos atrás, quando Homo sapiens ainda não existiam na Europa.
Ou seja, os neandertais podem ter sido os primeiros artistas. Com essas novas informações, os cientistas agora precisam pensar acerca de como essa competência apareceu ao mesmo tempo em duas espécies diferentes.
Ainda que a arte rupestre não possa ser entendida como linguagem propriamente dita, Nóbrega afirma que sua confecção pode sugerir "que os mecanismos que subjazem à produção da pintura são paralelos aos da produção da linguagem".
Para isso, é preciso encará-las de um ponto de vista multissensorial, para que se possam formalizar correlações de como essas pinturas representaram um avanço que pode ter promovido a linguagem humana.
Assim como a arqueologia pode ser considerada uma reconstrução-novas evidências são cavadas para se confirmar ou contrariar hipóteses históricas o estudo da formação da linguagem também é uma reconstrução", defende Nóbrega, ao ressaltar que a linguística é uma área "de extrema interface" na qual deve-se observar com atenção as descobertas sendo feitas na arqueologia, biologia, psicologia, entre diversas outras áreas.
Apesar disso, "infelizmente, nós nunca iremos obter uma evidência direta de como for a primeira forma de linguagem empregada pela espécie.
No entanto, é possível examinar a relação entre registros arqueológicos, como as pinturas rupestres, e os processos cognitivos necessários para que elas se manifestem. E é a partir dessa investigação "que podemos esclarecer a linha do tempo do desenvolvimento evolutivo humano", finaliza.
Leia mais sobre arte rupestre em: https://brainly.com.br/tarefa/20718754
#SPJ4