a que se deve a luz emitida por lâmpada de sódio ou por lâmpadas fluorescentes
Soluções para a tarefa
O elétron emite o fóton, quando volta para a uma camada menos energética, toda a energia que ele acumulou precisa ser liberada. É assim que percebemos a luz e os espectros, cada espectro - azul, vermelho- tem um comprimento de onda particular. Quando o fóton emite um comprimento de onda 500 nm será azul.
A energia elétrica aquece os elétrons do fio de determinado material, esses excitados, pulam para os níveis mais energéticos, quando voltam para o nível menos energético liberam a energia em forma de fóton, juntos compõem a luz visível.
Em uma lâmpada de sódio, a medida que a temperatura aumenta, o sódio começa a se vaporizar e a lâmpada se transforma em um amarelo puro. Uma lâmpada deste tipo em contraste, cria luz em todas as frequências desde infravermelho (não visível) até UV na outra extremidade do espectro.
A energia utilizada para fazer luz não visível é um desperdício de energia, pois não ajuda a fazer o trabalho principal de uma luz elétrica. Este tipo de lâmpada foi a primeira a ser desenvolvida.
Já as lâmpadas fluorescentes funcionam por vapor de mercúrio ionizante em um tubo de vidro. Isto faz com que os elétrons no gás emitam fótons em frequências UV. A luz UV é convertida em luz visível padrão usando um revestimento de fósforo no interior do tubo.
Em cada lado do tubo, você encontrará um eletrodo de tungstênio. O lastro regula a corrente alternada para os eletrodos. Lâmpadas mais antigas usavam um dispositivo de arranque para acender a lâmpada. Lâmpadas modernas usam partida por pulso, que é feita por componentes dentro do lastro.
Questão similar no Brainly:
https://brainly.com.br/tarefa/24201630
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos :)