Geografia, perguntado por baby4142, 7 meses atrás

A que o governo atribuiu o atraso da Amazônia?​

Soluções para a tarefa

Respondido por vera824lucia
1

Resposta:

O rápido aumento da destruição das florestas tropicais, já previsto há anos por cientistas de organizações ambientais nacionais e internacionais bem como pela população atingida (Sioli, 1983; Goodland & Irwin, 1975; Fearnside, 1982, 1985; Moran, 1983; Engelhardt & Fittkau, 1984; Bruenig, 1987; Mahar, 1979, 1989; Ab'Saber, 1989; Valverde, 1989; Kohlhepp, 1976, 1990, entre outros), tornou-se cada vez mais o foco de discussões em níveis interno e externo ao país. Tais discussões giram principalmente em torno da Amazônia brasileira, devido aos acontecimentos alarmantes ocorridos naquela região.

No âmbito político a discussão iniciou-se mais tarde, intensificando-se apenas após a Conferência Mundial sobre o Clima, realizada pela ONU em Genebra no ano de 1979.

O ponto de partida para o diálogo político estabelecido foi a problemática da interdependência entre a crescente poluição ambiental por emissões de gases e a ameaça à atmosfera terrestre, assim como as alterações climáticas daí decorrentes, colocando em perigo a vida do planeta, ou, ao menos, comprometendo seriamente o habitat humano.

No centro desta questão podem ser localizados dois complexos fenômenos:

— a destruição da camada de ozônio na atmosfera;

— o efeito estufa.

A causa para ambos os fenômenos pode ser detectada na liberação de gases em decorrência de atividades humanas.

Responsáveis pelo assim chamado efeito estufa, ou seja, aumento de temperatura na troposfera, identificam-se os seguintes gases de origem antropógena:

Dióxido de carbono (CO2), com cerca de 50% de participação no efeito estufa, causado por combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás natural, além de queimada de florestas tropicais.

Metano com cerca de 19%, liberado por emissões na exploração de jazidas de gás natural, carvão e petróleo, assim como na agricultura (sobretudo no cultivo de arroz e na pecuária) e em depósitos de lixo.

Clorofluorcarbono com 17%.

Outros gases com 14% (ozônio na troposfera, dióxido de nitrogênio, H2O, vapor d'água na estratosfera).

Perguntas interessantes