a) Que gênero textual é este?
b) Ele é literário? Por quê?
c) Qual sua finalidade?
d) Onde podemos encontrar este gênero textual?
e) Se não tivesse a imagem, será que entenderíamos sobre o que trata esse texto? Porquê?
f) De que trata este texto?
g) Será que o problema que está sendo mostrado neste texto existe no nosso cotidiano?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Charge
B) Não. O objetivo central do texto literário é levar o leitor a sentir emoção. Já o objetivo do texto não literário é, basicamente, transmitir informações ao leitor, como neste caso, utilizando-se de crítica e ironia para representar que há um problema no sistema de saúde.
C) A charge consiste em um gênero textual de caráter humorístico, que tem por finalidade comunicativa realizar uma crítica.
D) Charge é considerado um gênero jornalístico, então é bastante usado pelo meio. Ou seja, sua circulação será em jornais e revistas
E) Não. É uma característica do gênero charge utilizar-se da linguagem visual. A linguagem visual é predominante, sendo que, na maioria das vezes, pode haver também a linguagem verbal escrita (palavras e frases).
F) A tirinha faz uma crítica ao sistema público de saúde.
G) Sim e é justamente a crítica a uma situação existente no nosso cotidiano que caracteriza a imagem representada como uma charge.
Explicação:
Charge tem a finalidade de ilustrar, por meio da sátira, os acontecimentos atuais que despertam o interesse público. Muito usado em jornais e revistas por causa do cunho político e social.
Na ótica de Cavalcanti (2008), o gênero charge é construído, na maior parte das vezes, por intermédio da mescla entre a linguagem verbal escrita e a linguagem visual. Isto é, palavras e frases, bem como imagens, ilustrações, cores, formas, formatos, posições corporais etc.
De origem francesa, “charger” quer dizer “carga”, ou seja, o uso do exagerado para representar alguma situação ou alguém de forma cômica. A primeira charge publicada no Brasil tinha o título “A Campanha e o Cujo", criada por Manuel José de Araújo, em 1837, em Porto Alegre.
O leitor, através da charge, encontra caminhos para entender os acontecimentos ocorridos no mundo todo. O profissional que as desenha, chargista, precisa ter conhecimento dos assuntos em pauta para poder retratá-los e transmiti-los de forma objetiva.
Características da Charge:
• Representa a atualidade: para entendimento da piada contida no desenho, é necessário um contexto histórico. Ou seja, sem saber qual âmbito uma história está sendo contada, a piada é perdida;
• Linguagem verbal e não verbal: o desenho pode ser verbalizado ou não, através das legendas ou balões de textos.
• Fator social ou político: tem como tema especialmente questões políticas e sociais, sejam elas nacionais ou internacionais. E está em volta da satirizarão de um fato político e/ou social de relevância.
• Posicionamento editorial: normalmente pode retratar o ponto de vista do veículo comunicacional no qual a charge está sendo veiculada;
• Circulação: é considerado um gênero jornalístico, então é bastante usado pelo meio. Ou seja, sua circulação será em jornais e revistas;
• Efemeridade: retrata acontecimentos contemporâneos. A charge é tida como efêmera, pois está sempre se atualizando;
• Exagero: aponta o exagero para provocar a vertente humorística; o riso. No exagero, o chargista enfatiza pontos tidos como principais. O profissional faz distorções da realidade, mas não tira a veracidade;
• Caráter: humorístico, cômico, irônico e satírico.
• Ruptura discursiva: o final inesperado trata-se de uma quebra do discurso construído na charge;
• Intertemporalidade: a charge nunca irá explicar a sua própria piada.