a que gênero pertence "se eu quiser falar com Deus", de Gilberto Gil
*língua portuguesa*
Soluções para a tarefa
Resposta:O objetivo deste artigo é mostrar que a versão da ecolinguística conhecida como linguística ecossistêmica contém todas as categorias necessárias para se analisarem textos-discursos literários, mesmo diante do fato de que a manifestação prototípica da linguagem para ela seja o diálogo. Com a ajuda de conceitos de Benveniste e Bakhtin, argumentamos que até o texto “monológico” pode ser visto da perspectiva dialógica. Tomando como exemplo o texto “Se eu quiser falar com Deus” de Gilberto Gil, tentamos mostrar, mediante o uso de gráficos típicos da linguística ecossistêmica, como isso pode ser representado. Durante a produção do texto, temos um diálogo do autor com um alter-ego seu. Terminado o texto, poderá haver um diálogo com o outro, quer seja ele um leitor comum ou um crítico. No caso específico do texto sob análise, o autor o apresenta cantando juntamente com a melodia que juntou a ele. Nesse momento, há a reação do público, com o que temos um diálogo com o outro, não mais do autor consigo mesmo, seu alter-ego.
espero ter ajudado
O texto "Se eu quiser falar com Deus" pertence ao gênero canção.
Gêneros textuais
De acordo com a forma, a linguagem e o conteúdos dos textos, dizemos que eles pertencem a um determinado gênero textual. Existem diferentes gêneros e todos são relativamente estáveis. Veja alguns exemplos de gêneros textuais: parlendas, carta do leitor, diário, contos, peças de teatro, artigos de opinião e canção (como o texto "Se eu quiser falar com Deus", de Gilberto Gil.
É essencial não confundir gêneros com tipologias textuais. Estes são alguns dos tipos de texto, também chamados de modos de organização do discurso: narração, dissertação, descrição e injunção.
Saiba mais sobre gêneros textuais em: https://brainly.com.br/tarefa/29540334
Bons estudos!
#SPJ2
Trata-se de uma composição musical para ser cantado, o que envolve, necessariamente, uma preocupação com o ritmo, a seleção de palavras, a rima, enfim, com a musicalidade das palavras.
Os gêneros textuais (poema e canção) trabalham com recursos expressivos, com a linguagem poética, apoiam-se em métrica fixa ou não, em rimas regulares ou não, mas tem no ritmo a sua marca essencial, tem modos de organização do discurso parecidos e visam a causar prazer estético.