a) Que aspecto da política brasileira do início do século XX o artista procurou representar na charge?
b) Escrevam um texto para identificar e explicar a crítica que o artista da charge pretendeu fa zer ao eleitor e aos políticos daquele período.
Soluções para a tarefa
a) O artista da charge representou o voto de cabresto. Era um mecanismo de compra de votos, prática comum do coronelismo. O coronel forçava seus dependentes a votarem em seus candidatos. Isso ocorria por meio da compra, oferecendo proteção, emprego, roupas, entre outros, ou mesmo por meio da violência.
O voto de Cabresto
Foi uma prática muito comum nas áreas sob o domínio dos coronéis durante, principalmente, a Primeira República. Os coronéis controlavam e manipulavam o voto da população dessas áreas, o que era facilitado pelo fato do voto ser aberto.
Os subordinados dos coronéis eram seus dependentes e por meio do oferecimento de trabalho, dinheiro, moradia, realização de obras públicas, alimentos, apadrinhamento de seus filhos, entre outros, compravam os votos dessas pessoas. A violência também era usada.
Leia sobre o Coronelismo: https://brainly.com.br/tarefa/2553853
b) Podemos identificar a crítica ao voto de cabresto pelo eleitor estar sendo representado como um animal sendo conduzido pelo coronel, como forma de controle de voto. Assim, o cartunista está criticando a situação.
Contexto do coronelismo
O coronel era um latifundiário, do qual dependiam inúmeras pessoas pobres. Isso permitia o controle do coronel sobre essas pessoas, pois elas conseguiam coisas básicas para a sobrevivência. Nesse contexto, o voto não significava nada para essas pessoas, era uma realidade muito distante delas.
O coronelismo tem origem no período colonial, onde o chefe local tinha poder absoluto sobre as pessoas e sobre a região. Com a formação da Guarda Nacional no Império, por meio da compra do título de coronel, essas pessoas ganharam ainda mais poder.
Leia sobre Coronelismo e Clientelismo: https://brainly.com.br/tarefa/20884204
#SPJ1