a. Que aspecto da abertura planejada para o filme surpreende o espectador? Por quê?
b. A obra pretende tratar, comunicamente, os clichês dos filmes de amor. De que modo esse tratamento se mostra já nessa sequência inicial?
c. Ao dizer "Esses letreiros são coisa de intelectual. Isso é um filme de amor!", que característica o narrador estaria associando ao termo "intelectual"? Por oposição, que característica ele atribui ao público do filme?
Soluções para a tarefa
Olá!
O seu exercício trata do texto em anexo.
a) O início do filme é interrompido abruptamente por um narrador enunciando frases metalinguísticas, o que dá ao leitor uma sensação de simbiose entre ficção e realidade. Ao começar um filme, não se espera a existência de um narrador, mas sim uma apresentação direta dos acontecimentos.
b) A mudança do letreiro de cores neutras para cores mais fortes e solares e a troca de sonoplastia com a introdução de uma música mais sentimental implicitam uma crítica irônia às convenções dos filmes românticos.
c) O autor insinua que o público de filmes românticos não curte filmes intelectuais, da mesma maneira que quem assiste a filmes intelectuais não se interessa por filmes românticos. Há uma contraposição dos dois gêneros baseada na antítese razão-emoção.
Espero ter ajudado, um abraço! :)