A)Que argumentos o jornalista Jose do Patrocínio usou em defesa da abolição?
B)Qual o significado de"A nossa pátria está nos seus músculos"?
C)Qual o significado de "O dia da justiça"na fala de Jose do Patrocínio?
Soluções para a tarefa
Olá, acredito que você tenha esquecido de apresentar o trecho de José do Patrocínio e creio que seja sobre um publicado no Gazeta da Tarde em 1882. Em que era expresso:
““[...] A abolição da escravidão é uma necessidade da honra e da paz nacional. O escravo é na nossa sociedade uma vergonha e uma ameaça. A corrente negra continuou a atravessar o Atlântico e a trazer para nossas plagas uma população de galés, que no tinir de suas cadeias, nos deixou o atavismo fatal da humilhação. O escravo assimilou a nação e se tornou o seu símbolo. Concentrando em si nossa riqueza, a nossa pátria está nos seus músculos. No dia em que as claridades do direito forem alvorear, na espessa e agoureira sombra de três séculos de ignorância e submissão, o dia da justiça; neste dia se interromperá de súbito para as atuais classes dirigentes a vida de prestígio e de força e o país se verá fatalmente abalado por uma crise tremenda.”
Deste modo podemos partir para a resolução das três questões apresentadas:
a) José do Patrocínio já inicia alegando que a abolição é algo honroso e necessário para a paz no país, pois os escravizados representariam uma vergonha e uma ameaça a nossa sociedade.
b) Afirma isso pois alega que infelizmente os escravizados se tornaram símbolo de nossa nação e por isso uma vergonha, uma humilhação a nossa sociedade, pois toda riqueza que adquirimos veio de um trabalho de ignorância e submissão. Deste modo, tudo que o Brasil é hoje veio do trabalho dos escravizados, isto é, nossa pátria está nos seus músculos e Patrocínio reconhece essa triste realidade em nossa história.
c) Assim sendo, nos apresenta que no dia em que o direito nascer, após três séculos de ignorância, esse dia será o dia da justiça, em que se acabará os privilégios das classes dirigentes e todo um país dependente da escravidão será abalado por uma tremenda crise. Logo o “dia da justiça” será o dia da abolição da escravatura e de todos as mordomias das pessoas que se beneficiam com isso.