A quarta Constituição Federal do Brasil e a terceira do período republicano foi entregue em 1937 pelo presidente Getúlio Vargas no mesmo dia em que implantou o Estado Novo. A redação dessa Constituição estabelecia que a forma de governo fosse republicana, sendo o povo o detentor do poder que seria exercido por meio de seus representantes eleitos, porém o direcionamento foi outro (CARVALHO, 2021).
CARVALHO, T.C. de. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.
Considerando a situação apresentada, podemos afirmar que, de modo geral, a Constituição de 1937 está relacionada:
Alternativas
Alternativa 1:
Ao período em que buscou retomar as propostas educacionais da Constituição de 1934.
Alternativa 2:
A um dos períodos mais autoritários do país, com a ditadura implantada por Getúlio Vargas.
Alternativa 3:
Ao período criado por Getúlio Vargas, com ênfase na redemocratização do país, que se prolongou até 1954.
Alternativa 4:
Ao período em que contou com a maior participação popular na história nacional para a elaboração de uma Constituição.
Alternativa 5:
Ao período em que aprovou uma Emenda Constitucional que definia que a educação era um direito de todos e dever do Estado.
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa 2:
A um dos períodos mais autoritários do país, com a ditadura implantada por Getúlio Vargas.
Explicação:
página 16: Assim no dia 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas assume o governo denominando esse momento de Estado Novo, uma ditadura implantada que tinha como objetivo direcionar os poderes Executivo e Legislativo no Presidente da República, que legislava por meio de decretos-lei, aplicando-os posteriormente inviabilizando a execução da Constituição de 1934.
Sobre a Constituição de 1937, temos que a alternativa correta é a Alternativa 2: A um dos períodos mais autoritários do país, com a ditadura implantada por Getúlio Vargas.
Getúlio Vargas foi o presidente que governou o Brasil pelo maior período, por dois mandados. A era Vargas caracteriza-se pela instalação da fase da ditadura, chamada de Estado Novo. Seus dois mandatos foram marcados pela criação de estatais e leis trabalhistas.
Podemos citar que uma das principais medidas tomadas por Getúlio Vargas foi a Constituição de 1931, que fechou o congresso do país e institucionalizou o voto secreto.
No ano de 1937, Vargas realizou um discurso a respeito da Constituição de 1937, visto que o então presidente propôs a formação de um trabalhador disciplinado e proibir as greves e manifestações.
Entre os anos de 1933 e 1939, ocorreu um enorme crescimento do setor industrial, que foi maior que o setor agrícola. No período da Segunda Guerra, o crescimento industrial foi menor, mas ainda superou o agrícola.
Saiba mais sobre Getúlio Vargas em: brainly.com.br/tarefa/7351847
Bons estudos!