A quantidade de repositores de uma das lojas de uma rede de supermercado varia ao longo do ano. As entradas e saídas acontecem mensalmente e, desde janeiro deste ano, quando a loja contava com 38 repositores, o registro da quantidade de entradas e saídas em cada mês resultou em: Com a posse de uma nova diretoria, foi definido que, do mês de julho até o final desse ano, não haveria mais saídas de repositores. Além disso, estabeleceu-se como meta que, mensalmente, de 2 a 5 repositores seriam contratados até a loja voltar a possuir o número de repositores igual ou maior que a maior quantidade registrada no 1º semestre desse mesmo ano. Dessa forma, a meta: certamente não foi atingida em agosto desse ano, mas pode ter sido atingida em setembro. não foi atingida esse ano. foi atingida entre outubro e dezembro desse ano. pode ter sido atingida em agosto ou setembro, mas certamente não foi atingida em outubro desse ano.
Soluções para a tarefa
Alternativa D: a meta pode ter sido atingida em agosto ou setembro, mas certamente não foi atingida em outubro desse ano.
Esta questão está relacionada com as operações de adição e subtração. Na adição somamos duas parcelas para formar um único número maior. A subtração é uma operação matemática onde calculamos a diferença entre dois valores.
Nesse caso, veja que devemos somar os repositores que foram contratados e subtrair os repositores que foram demitidos. Em cada um dos meses, temos o seguinte:
Janeiro = 38 + 4 - 0 = 42
Fevereiro = 42 + 1 - 3 = 40
Março = 40 + 3 - 2 = 41
Abril = 41 + 5 - 2 = 44
Maio = 44 + 2 - 5 = 41
Junho = 41 + 0 - 3 = 38
Veja que o mês com maior número de repositores foi Abril, com 44. Agora, vamos supor o acréscimo de 2 e de 5 empregados por mês e verificar quando é possível alcançar esse número novamente.
Julho = 38 + 2 = 40
Agosto = 40 + 2 = 42
Setembro = 42 + 2 = 44
Julho = 38 + 5 = 43
Agosto = 43 + 5 = 48
Com isso, podemos concluir que o número de 44 empregados será alcançada entre agosto e setembro.