a. Quando teve início a crise escravista no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A crise começou a ser instaurada quando Dom João se mudou para o Brasil e deixou seu governo dependente da Inglaterra. Com uma alta influência inglesa na economia, no comércio e na política, o Brasil começou a ter um deficit econômico em alguns setores como a produção de açúcar. Grande parte dessa produção era feita por mão de obra escrava e a concorrência com a Inglaterra se tornou mais acirrada, uma vez que as colônias inglesas também produziam açúcar.
Explicação:
Os brasileiros não aceitavam o fim da escravidão, justamente pela estrutura econômica e política de depender dos escravos para o desenvolvimento do país. O açúcar dava lugar para o café como o principal produto produzido no território nacional, e a lavoura era feita por meio dos escravos.
Frente a essa resistência, duas leis foram instauradas (uma pela Inglaterra e outra pelo governo brasileiro) para extinguir a escravidão e acabar com a prática:
• Lei Aberdeen, que dava direito ao patrulhamento inglês em proibir o tráfico de escravos à força;
• Lei Eusébio de Queiróz, aprovada em 1850, que terminava de vez o tráfico negreiro no Brasil. Qualquer navio negreiro que chegava em terras brasileiras e que estava relacionada à escravidão deveria ser confiscada, punida e os responsáveis presos pela prática ilegal.
Resposta:
Procurando resposta aqui Josué??
Explicação:
Vo fala pro professor