a. Qual o principal problema apontado pelo texto? O que as pessoas devem fazer, individualmente, para
que esse problema seja evitado?
b. Para o especialista, “a chegada de lixo no mar é fruto de problemas estruturais da sociedade, como
a pobreza, a má distribuição de renda e a dificuldade de acesso aos serviços públicos”. A partir de seus
conhecimentos de mundo, tente explicar essa afirmação, ou seja, por que a chegada do lixo no mar está
relacionada à pobreza e à dificuldade de acesso aos serviços públicos?
c. Além das ações individuais que devem ser tomadas para que esse problema seja evitado, quais ações
coletivas - seja de governos, empresas, ONGs, organizações da sociedade civil ou outros grupos de
pessoas - você acredita que deveriam ser realizadas para minimizar o problema apontado no texto? Acione
elementos do texto, seus conhecimentos de mundo e sua criatividade para responder a essa questão!
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Qual o principal problema apontado pelo texto? O que as pessoas devem fazer, individualmente, para que esse problema seja evitado?
R: O principal problema apontado pelo texto é o impacto negativo que o descarte inadequado de máscaras pode gerar aos oceanos, levando à morte de animais marinhos por inanição. Pois as pessoas devem descartar adequadamente as máscaras, ou seja, em lixeiras com tampa, que o conteúdo da lixeira deve ser colocado no local apropriado para a recolha feita pelos coletores de lixo, sendo, posteriormente, depositado em local adequado pelo caminhão de lixo.
b) Para o especialista, "a chegada de lixo no mar é fruto de problemas estruturais da sociedade, como a pobreza, a má distribuição de renda e a dificuldade de acesso aos serviços públicos". A partir de seus conhecimentos de mundo, tente explicar essa afirmação, ou seja, por que a chegada do lixo no mar está relacionada à pobreza e à dificuldade de acesso aos serviços públicos?
R: Por exemplo, que a pobreza pode levar as pessoas a habitarem locais em que não há coleta de lixo, levando-as a jogarem o lixo em rios que acabam levando sujeira aos mares. Também é possível responder que a pobreza dificulta a possibilidade de as pessoas reivindicarem direitos como o acesso ao serviço de coleta de lixo. Ainda pode-se afirmar que a pobreza pode levar as pessoas a ocuparem locais irregulares.
c) Além das ações individuais que devem ser tomadas para que esse problema seja evitado, quais ações coletivas - seja de governos, empresas, ONGs, organizações da sociedade civil ou outros grupos de pessoas - você acredita que deveriam ser realizadas para minimizar o problema apontado no texto? Acione elementos do texto, seus conhecimentos de mundo e sua criatividade para responder a essa questão!
R: (1) Governos devem garantir coleta adequada de lixo para todos;
(2) empresas poderiam, em ações de contrapartida social, responsabilizar-se pela coleta de lixo de determinadas localidades ou, ainda, colocar a coleta de lixo como condição básica para se estabelecer em determinado município, o que pressionaria governos;
(3) empresas devem depositar seu lixo em local adequado;
(4) grupos de moradores devem organizar manifestações, realizar denúncias e abaixo-assinados on-line para pressionar governos e empresas por uma coleta de lixo adequada.
A chegada de lixo no mar compreende corretamente a afirmação do especialista em questão, pois, a gestão de serviço público que delimita a limpeza assim como os acessos de distribuição de renda deverá ser adequada e eficiente.
Uma má administração do recolhimento do lixo, por exemplo, acarreta na desorganização e na poluição dos mares, por exemplo.
Existem algumas ações voluntárias que colaboram com os órgãos responsáveis pelo recolhimento do lixo.
Por exemplo, a ação voluntária do projeto "Mar sem Lixo" faz referência à comemoração da Semana Internacional de Limpeza de Mares e Rios, com o intuito de colaborar com a preservação do meio ambiente.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/24616340