a) Qual o nome do Rei que oficializou todos
os documentos administrativos em
Portugal com a Lingua Portuguesa?
Soluções para a tarefa
Resposta: Com cerca de 250 milhões de falantes, a língua portuguesa é, atualmente, a quinta língua mais falada do mundo. Tendo sua origem no latim, mais propriamente no latim vulgar, o português é uma língua neolatina, também chamada de língua românica.
O latim na península Ibérica
O latim era a língua oficial do império romano. O latim vulgar era a modalidade usada pelo povo, ou seja, pelas classes mais baixas e pelas pessoas de menor cultura. Com a expansão do império romano, no início do século III a.C., o latim espalhou-se por toda a península Ibérica.
Além dos romanos, outros povos invadiram a península Ibérica, como os bárbaros germânicos, que influenciaram também o desenvolvimento da língua.
No século VIII, a península Ibérica foi invadida pelos árabes, que deixaram uma forte marca cultural e linguística, principalmente a nível lexical. A invasão árabe ocasionou um processo de reconquista cristã, que partiu do norte para o sul da península Ibérica.
Com a expulsão dos árabes, o galego-português, falado no Condado da Galiza, fica consolidado como a língua falada no Condado Portucalense, território onde se iniciou Portugal.
O português como língua oficial
Estima-se que o português terá surgido entre os séculos IX e XII. Existem documentos escritos em português, datados do século XIII, como o Testamento de Afonso II. Foi nesse século que D. Dinis, rei de Portugal, oficializou o português como a língua que deveria ser usada em todos os documentos administrativos do reino, em detrimento do latim. Passa, assim, a haver um português historicamente documentado.
Explicação:
O salto para o português moderno deu-se no renascimento, sendo o Cancioneiro Geral de Garcia Resende (1516), considerado o marco. a normalização da língua foi iniciada em 1536, com a criação das primeiras gramáticas, por Fernão de Oliveira e Joao de Barros