História, perguntado por neymardabahia, 4 meses atrás

A) Qual o assunto principal do texto? Explique com suas palavras.
b) A quais eventos históricos, ocorridos em 1968, o texto está se referindo? Qual a relação desses acontecimentos com movimentos de juventude? Justifique.

c) Por que, à época. a música de Geraldo Vandré "Pra não dizer que não falei das flores (Caminhando)" tornou-se um hino da juventude? O que esses jovens almejavam, segundo o texto? Qual a relação com a ditadura civil-militar no Brasil? Por que Sabiá foi vaiada? Faça um breve resumo.

d) Pesquise sobre o discurso de Caetano Veloso, na ocasião de sua apresentação com Os Mutantes, no Festival da Canção, apresentando a música "É proibido proibir". Que relação pode ser estabelecida com o texto lido? Explique.

e) Na atualidade, você consegue identificar grupos e / ou movimentos que são protagonizados por jovens que se posicionam questionando o seu tempo presente?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por carlosgabriel1411200
60

Resposta:

a) como já diz no título, A cena musical brasileira de 1968

b)"A vida não se resume em festivais" Um multidão que estava incomodado com a derrota da sua canção.

c)A música, de autoria de Geraldo Vandré, se tornou um "hino" da juventude insatisfeita com o autoritarismo que marcou o regime militar, tendo sido entoada, como forma de protesto, contra o governo que então comandava o país.

Respondido por anaclaudialara
131

A) O assunto principal do texto "A cena musical brasileira de 1968" é a influência do contexto histórico, político e social nas produções musicais durante o ano de 1968.

B) O texto se refere ao Movimento de Maio de 1968, na França, ao Massacre de Tlatelolco, no México, à Ditura Militar no Brasil, em especial a promulgação do AI-5, à repressão das tropas soviéticas às manifestações contra o regime no país. Todos esses acontecimentos buscaram reprimir os movimentos estudantis que reivindicavam liberdade, democracia, mudanças de valores e de costumes conservadores.

c) A música "Pra não dizer que não falei das flores (Caminhando)", de Geraldo Vandré, tornou-se um hino para a juventude, pois sua letra conclamava as pessoas à revolução, a reagirem, lutarem pelos seus direitos, além de denunciar a falta de lógica nas ações do regime militar e as injustiças sociais.

d) O discurso "É proibido proibir" de Caetano Veloso, declamado durante a apresentação do grupo Os Mutantes, no Festival da Canção, se relaciona ao texto porque sua letra traz um desafio à Ditadura, a toda a censura que a arte e os artistas estavam sofrendo.

e) Sim. Há movimentos estudantis e realização de protestos, como os que ocorreram no ano de 2013, mas as pautas são diversas.

Os Movimentos Estudantis são formados por grupos de estudantes, que podem ou não associar-se a partidos políticos e lideranças políticas. Esses grupos reivindicam diversos direitos, muitas vezes negados ou não garantidos à população em geral ou a determinados grupos, como os próprios estudantes, as mulheres, os transgêneros, a comunidade LGBTQI, as pessoas negras. Como os grupos, as lutas dos movimentos estudantis são diversas: em prol da educação, contra o racismo, contra o feminicídio, contra a homofobia etc.

Atualmente, a forma de comunicação entre esses grupos se dá também pela internet, e muitas mobilizações acontecem a partir das redes sociais.

Para saber mais sobre movimentos estudantis, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/1244354

Anexos:

viju20: Obg
rafaelinhaddcu: Valeu mesmo (:
wendysoares2015: Obrigada!
anaclaudialara: De nada!
Perguntas interessantes