a) Qual o assunto principal do texto?
b) O que se pode concluir sobre o trabalho infantil nas fábricas inglesas do início do século
XIX e está explícito no texto?
c) Por que os empregadores preferiam crianças e mulheres no trabalho fabril?
d) Por que, na Inglaterra do século XIX, os empregadores podiam exigir dos aprendizes longas
jornadas de trabalho?
Soluções para a tarefa
a) A história de um menino que sofria as consequências das péssimas condições de trabalho que eram características da primeira Revolução Industrial.
b) Conclui-se que além de serem crianças trabalhando, algo absurdo e ilegal atualmente, também é perceptível o quase trabalho escravo ao qual elas eram submetidas, e sim o texto evidencia tudo o que foi citado.
c) Principalmente porque era uma mão-de-obra mais barata.
d) Porque na época não existiam leis em favor do trabalhador, nem sindicatos, nem outras entidades que defendessem condições dignas de trabalho à empregados.
a) O texto se trata de um relato sobre as condições precárias do trabalho infantil ao longo da primeira Revolução Industrial.
b) Pode-se concluir que as crianças trabalhavam em condições quase escravas devido as longas jornadas e a intensidade do trabalho, além de serem privadas de forma total da liberdade de poder estudar ou ter lazer, coisas que hoje em dia são direitos concebidos a elas.
c) Havia essa preferência por se tratar de mão-de-obra barata.
d) Era possível que fosse exigido longas jornadas de trabalho pois não haviam leis trabalhistas e nada que favorecesse ou resguardasse o trabalhador, sendo assim, os empregadores faziam o que bem entendiam, visando o lucro e não a saúde e condição de vida das pessoas.
Características da Primeira Revolução Industrial Inglesa
- Teve início no século XVII e foi responsável pela promoção de grandes mudanças econômicas no meio de produção.
- Também foi responsável pelo êxodo rural, surgimento de novas classes sociais, surgimento de novas máquinas e a exploração do trabalho infantil.
- Na época era comum que as crianças auxiliassem no trabalho no campo, contudo o mesmo não era exaustivo, com longas jornadas de trabalho e nem mesmo repetitivo, pois eram realizadas diversas tarefas e as crianças tinham tempo para lazer além de conviver com os familiares.
- Já com a migração para os centros urbanos as crianças deixaram de conviver com os pais, aos seis anos as crianças já estavam aptas ao trabalho, fazendo uma jornada de 14 horas por dia e com salários que correspondiam a um quinto do salário de um adulto.
- A exploração do trabalho infantil também submetia essas crianças a doenças, agressões físicas e acidentes que muitas vezes podiam ser fatais devido às condições precárias de trabalho.
Entenda mais sobre a Primeira Revolução Industrial aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/3507276
#SPJ3