História, perguntado por qtN7andragdanyellad, 1 ano atrás

A) QUAL O ASSUNTO DE CADA UM DOS FRAGMENTOS A SEGUIR. B) ELES SE CONTRADIZEM OU SE COMPLEMENTAM? 1= Enquanto as potências continentais estavam inteiramente absorvidas em suas próprias revoluções ou unificações, era possível para a Inglaterra seguir seu próprio caminho, gradualmente construindo um império colonial [...] Estes dias terminaram. As outras potências procuraram satisfazer uma ambição natural de extensões coloniais. 2=A unificação da Alemanha, em 1870-1871, converteu o estado numa potência internacional de primeira linha, perturbando o equilíbrio de poder na Europa. [...] Para os nacionalistas alemães, a unificação da Alemanha era tanto a consumação de um sonho nacional como um ponto de partida para uma meta ainda mais ambiciosa: a extensão do poder alemão na Europa e no mundo.

Soluções para a tarefa

Respondido por RaíSilva
10

A) No 1º fragmento: a rápida expansão do império colonial da Inglaterra (o maior do mundo), que passou alheia (sem ser afetada) pelas revoluções do continente europeu no séc. XIX e mas no fim desse século já enfrentava acirrada disputa por colônias com outras potências europeias.

No 2ª fragmento : A rápida ascensão da Alemanha à grande potência econômica e militar, a ponto de ameaçar e querer superar, a hegemonia mundial inglesa na Europa e no mundo.

B) Os dois fragmentos de textos são complementares, mostrando uma sequência histórica de como a Inglaterra alcançou rapidamente a liderança mundial, e como a partir da unificação alemã, o imperialismo inglês ficou ameaçado.

Perguntas interessantes