Filosofia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

a) Qual(is) elemento(s) distingue(m) os modos de retratar Vênus?

b) Justifique os elementos encontrados na tela de Botticelli.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
18
Olá, tudo bem? As duas estátuas representando a deusa Afrodite, ou Vênus na tradição romana, representam duas vertentes diferentes de pensamento artístico, pertencentes a dois períodos históricos.

A estátua com a deusa Vênus agachada vem de um modelo de representação helenística, presente no século III a.C, que costumava representar a deusa de maneira agachada, de forma a cobrir suas partes íntimas, como se estivesse sendo observada. Esta tradição pode ser chamada de Vênus agachada e pode ser verificada em outras esculturas do período. A da imagem, especificamente, chegou a pertencer ao rei Luís XIV da França.

Já a segunda estátua apresenta Vênus de maneira erguida, com seu corpo em exposição, sem pudor em expô-lo, mesmo nu. Esta maneira de representar corpos humanos em esculturas foi muito comum durante o Renascimento, momento no qual artistas buscaram se afastar da tradição exatamente anterior, gótica de cunho religioso e cristão, e resgatar a tradição greco-romana, com temas pagãos e valorização do corpo humano.

A pintura O Nascimento de Vênus seguiu o mesmo modelo renascentista, tendo sido feita justamente neste período. Ela foi obra do artista italiano Sandro Botticelli e aborda uma cena de uma famosa versão mitológica de como Vênus nasceu. Nesta versão, a deusa surgiu, já na idade adulta e perfeita, de dentro de uma concha - metáfora clássica para a vagina - depois que os testículos amputados do deus Urano foram lançados ao mar. Ao surgir, Vênus é imediatamente cercada por figuras com aparência de anjos, o que nos mostra uma outra característica do Renascimento: o sincretismo de temas clássicos com temas cristãos.
Perguntas interessantes