História, perguntado por suzukiyan, 9 meses atrás

a) Qual foi a importância dos jesuítas do processo de ocupação e colonização
portuguesa?
b) Como funcionavam os aldeamentos e quais eram os seus problemas?
c) Ainda existem grupos indígenas atualmente? Que tipo de problemas eles
enfrentam para preservar seus modos tradicionais de viver?

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardaguarienp6w5f1
2

Resposta:

A) A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras. ... Mas os jesuítas não ensinavam apenas os indígenas. Os filhos de colonos, principalmente dos senhores de engenho, também eram educados por eles. Na Europa, o objetivo dos jesuítas era evitar o aumento do número de protestantes. A Companhia de Jesus havia sido fundada em 1534, pelo militar Santo Inácio de Loyola, no contexto da Reforma e da Contrarreforma religiosa. Na colônia, pretendiam também impedir que os protestantes realizassem a catequização indígena.  

B) O maior problema enfrentado pelos índios é a ausência de ética e dignidade no tratamento que lhes é dispensado. É em decorrência disso que ocorrem massacres, etnocídio, grilagem de suas terras, desleixo na assistência, desvio de recursos, abuso do índio em narcotráfico, vícios inclusive com drogas e outros problemas mais. O segundo grande problema é o assistencialismo e paternalismo que está levando o índio à miséria.

C) Sim. Com apoio da FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO (FUNAI).

Respondido por nicordeiro2007
2

Resposta:

A- Os jesuítas liderados por Manoel da Nóbrega chegaram à colônia Brasil em 1549, junto a Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral enviado por Portugal. A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras.

B- Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos.

C- Atualmente encontramos no território brasileiro 256 povos, falantes de mais de 150 línguas diferentes. Os povos indígenas somam, segundo o Censo IBGE 2010, 896.917 pessoas. Destes, 324.834 vivem em cidades e 572.083 em áreas rurais, o que corresponde aproximadamente a 0,47% da população total do país.  

Espero ter ajudado!!!

Perguntas interessantes