a) Qual fator contribuiu para o crescimento urbano de várias metrópoles da
Europa Ocidental?
b) As elevadas taxas de urbanização podem ser consideradas uniformes entre os
paises que compõem a Europa Ocidental? Por quê?
c) Observe novamente o mapa da página 30 e caracterize a população da Europa
Ocidental quanto à sua distribuição territorial.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) O fator que contribuiu para o crescimento urbano de várias metrópoles da Europa Ocidental foi a Revolução Industrial.
B) Sim, as taxas de urbanização em toda Europa podem ser consideradas uniformes tendo em vista tanto os incentivos do governo como também por ser o local onde primeiro se inciou a revolução industrial.
C) Com a revolução industrial, no século XVIII, a população européia aumentou, pois, a urbanização, a melhoria das condições de higiene, o avanço da medicina fizeram com que as taxas de mortalidade baixassem, o que fez com que houvesse um crescimento populacional. Com o neocolonialismo, um grande número de pessoas emigrou para as colônias. A natalidade baixou, devido aos avanços e a informação. O que iniciou a chamada transição demográfica, ou seja diminuição do crescimento populacional, que hoje causa outro problema para a população européia, o envelhecimento da população. No século XX o acesso a informação, métodos anticoncepcionais, mulher no mercado de trabalho, educação fizeram com que as taxas de natalidade baixassem ainda mais.
Explicação: