a) Qual era relação entre o custo da mão de obra e a localização das indústrias transnacionais na segunda metade do século XX? Como a robótica poderá alterar essa relação? b) Considerando a atual situação de desigualdade social do México e do Brasil, indique duas possíveis consequências do uso intensivo dessa nova tecnologia. *
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Durante a segunda metade do século XX, períodocaracterizado pela Terceira Revolução Industrial, as indústrias transnacionais buscavam predominantemente países onde o custo da mão de obra fosse o mais reduzido possível para sediar a estrutura física de produção delas, tendo em vista que as atividades desenvolvidas em tal estrutura produtiva demandam maior número de trabalhadores e não necessitavam de numerosa mão de obra qualificada.
Com o advento da robótica e demais tecnologias que permitiram a intensificação da automação industrial, poderá haver redução ainda maior do custo de produção, mesmo em comparação com países onde o custo da mão de obra já é baixo. Assim, a tendência é que as transnacionais não mais precisem sediar sua estrutura produtiva em países onde o custo da mão de obra é mais baixo, mas optem por locais onde o custo de implementação das novas tecnologias seja menor.
b) Brasil e México são países caracterizados por situações atuais de grande desigualdade social. Nesse cenário, o uso intensivo de tecnologias como a apresentada no texto pode provocar inicialmente o aumento do desemprego em ambos os países, tendo em vista que, como indica o gráfico, o custo de produção de robôs será menor que o custo da mão de obra, diminuindo a demanda por postos de trabalho nessas atividades. Além disso, em decorrência desse aumento de desemprego, a tendência é que haja uma imediata piora da renda e na condição social de grande parcela da população desses países, o que agravaria a situação de desigualdade socioeco nômica em que se encontram e intensificaria a busca por trabalho em outros setores da economia ou mesmo as migrações para outros países, em busca de melhor condição de vida.