a) Qual era o regime político adotado na França quando a Enciclopédia
dos iluministas foi publicada, em 1751?
b) Como a Enciclopédia dos iluministas foi vista pelas autoridades e
por quê?
c) O que tornou a Enciclopédia tão "herética", isto é, tão revolucionária?
d) Em dupla. O governo francês chegou a proibir a Enciclopédia e a retirá-la
de circulação, o que só fez aumentar a popularidade dela. Pesquisem e
encontrem um exemplo na história do Brasil de livro, revista ou jornal
que, ao ser proibido pela censura, ganhou popularidade.
Me ajudem pffvvvvvvvv ♡☆☆♡
Soluções para a tarefa
Explicação:
A) A Monarquia Absolutista, ou o Antigo Regime, era o regime político adotado na França quando a Enciclopédia foi publicada em 1751.
B) A Enciclopédia era vista como uma ameaça ao Antigo Regime, pois tornava acessível o conhecimento. Dessa forma, também contribuía para a divulgação das ideias iluministas que pregava todos os tipos de liberdade, o que era totalmente o contrario do atual governo.
C) A Enciclopédia divulgava o pensamento racional, o que era considerado herético pela Igreja. Todo o conhecimento devia vir das mãos divinas, e não do pensamento do homem.
D) O livro "O Alquimista" , de Paulo Coelho ficou bastante famoso após ser publicado, porém foi censurado pela ditadura militar. Não se sabe ao certo o motivo da censura.
Resposta:
A) Monarquia Absolutista
Explicação:
A) Na época da publicaçao da enciclopédia iluminista
na década de 1750 o sistema/regime politico da França era a Monarquia Absolutista
B) Logo após a Publicaçao da Enciclopédia Iluminista e a circulaçao dela nas cidades francesas , as autoridades (Monarquia Absolutista) foi contrária as ideias publicadas na enciclopédia , já que faziam oposiçao ao modelo de governo , logicamente por que essas autoridades temiam que a populaçao aderisse os ideais da enciclopédia iluminista e rebelasse contra o governo
C) Depois da publicaçao da enciclopédia e da circulaçao nas cidades da França ,os Franceses começaram a aderir os ideais iluministas da enciclopédia já que o estado ( França) estava vivendo uma grande crise econômica e social fazendo com que o rei aumentasse cada vez mais os impostos e mantendo os privilégios da Nobreza e do Clero . Todo esse contexto motivou o terceiro estado que iniciou o movimento revolucionário inspirado nos ideais iluministas da enciclopédia iniciando a Revoluçao Francesa