A) Qual é o ponto mais setentrional do Brasil?
b) Qual é o ponto mais meridional do Brasil?
c) Qual é o ponto mais ocidental do Brasil?
d) Qual é o ponto mais Oriental do Brasil?
e) O Brasil tem a maioria de suas terras situadas nos hemisférios:
2. Qual a diferença entre limite, divisa e fronteira?
3. Quais são as etapas para o estabelecimento das fronteiras políticas internacionais?
4. O Brasil possui atualmente conflitos fronteiriços relacionados à delimitação de seus limites territoriais? Explique à importância, para um país, da delimitação de fronteiras sem a ocorrência de conflitos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A)monte Caburaí
B)arroio Chuí
C) Nascente do Rio Moa, na Serra Contamana, no Acre.
D) ponta do Seixas, na Paraíba. norte
e)A maior parte do território brasileiro encontra-se no hemisfério Sul
.
.
.
2.divisa: esse termo é empregado para apontar a delimitação de dois estados..... fronteira:esse termo é empregado para definir a separação de países
3. 1º - Delimitação: Esta etapa consiste da fixação dos limites através da elaboração de tratados internacionais, onde os países envolvidos nesta disputa se reúnem e chegam a uma acordo comum e benéfico para ambos.
2º - Demarcação: A Demarcação é formada pela implantação física dos limites. Estes limites podem ser sinalizados através da construção de marcos em pontos estratégicos ou através de formações naturais como rios e cadeias montanhosas.
3º - Densificação ou caracterização: Aqui é realizado o aperfeiçoamento sistemático da materialização da linha divisória. Isto ocorre através da criação de marcos secundários visando torná-los cada vez mais intervisíveis.
4.A delimitação de fronteiras é de fundamental importância para que ocorra a manutenção da soberania nacional, assim como, do controle de quem entra ou sai do país, e da delimitação do espaço que se encontra como jurisdição daquele Estado.
A ocorrência da delimitação das fronteiras acontece a partir da negociação e da ausência de conflitos, em que existe a maior possibilidade que a mesma seja respeitada pelos países vizinhos, devido a força contratual entre os mesmos.