a)Qual é o objetivo de uma eleição?
b)Quais foram as contribuições da informática para os processos eleitorais?
c)Como era o processo eleitoral antes da invenção das urnas eletrônicas?
d)Quais foram as principais facilidades proporcionadas pelo uso das urnas eletrônicas para a escolha de candidatos nas eleições?
e)O que é a “zerésima”? Por que é importante imprimir este documento?
f)Como a biometria pode contribuir para a segurança do processo eleitoral?
Soluções para a tarefa
Resposta: vou responder as que eu conseguir ok?
a) Na democracia representativa, é o processo que consiste na escolha de determinados indivíduos para exercerem o poder soberano, concedido pelo povo através do voto, devendo estes, assim, exercerem o papel de representantes da nação. ... As pessoas com direito de voto (ou sufrágio) são os eleitores.
b) no comentario vou deixar um site pra voce tentar achar a resposta
c) A ideia de urnas eletrônicas firmou-se a partir de pesquisas realizadas pela Justiça Eleitoral para tornar mais fácil o processo de votação e apuração nas eleições, já que antes da informatização, a votação era realizada por meio de cédulas de papel, em urnas de madeira, metal e lona.
d) Em 1996, a Justiça Eleitoral trouxe uma inovação para o processo eleitoral: a urna eletrônica. Trata-se de uma máquina de votação, responsável pelo registro dos votos dos eleitores, cujo surgimento deu-se a partir de pesquisas realizadas pela Justiça Eleitoral.
A finalidade desse projeto eletrônico era garantir celeridade e facilidade ao pleito eleitoral – desde a votação até a apuração – sem olvidar dos requisitos de sigilo, segurança e eficiência.
A 1ª versão da urna eletrônica foi utilizada em 1996 nas 26 capitais das Unidades da Federação, com exceção do Distrito Federal, e em 31 municípios com mais de 200.000 eleitores, em observância aos critérios estabelecidos pelo TSE.
Já nas eleições de 1998, a votação eletrônica ocorreu em 537 municípios brasileiros com mais de 40.000 eleitores; contudo somente no pleito de 2000 é que a votação eletrônica foi utilizada em todos os municípios brasileiros, tendo sido, portanto, completamente informatizada.
e)na presença dos mesários e fiscais de partidos políticos, para emitir o relatório chamado “zerésima”.
Esse relatório traz toda a identificação da máquina, comprova que nela estão registrados todos os candidatos e que não há nenhum voto computado, ou seja, a urna tem “zero voto”. Após a impressão da zerésima, o presidente da seção, os mesários e os fiscais dos partidos ou coligações que estiverem presentes devem assiná-la.
f) A biometria - cadastro das impressões digitais dos eleitores - é a novidade nas votações deste ano e se torna uma importante aliada no processo eleitoral no que diz respeito à segurança.
“A votação com sistema de biometria agrega mais segurança. Ela se soma a outros dispositivos de segurança já existentes no nosso sistema como o caderno de votação e exigência de documentação com foto (RG, passaporte, entre outros)”, acrescenta Ricardo Negrão, Chefe da Seção de Informática.